Auxílio-gás: o que se sabe sobre a próxima liberação
Auxílio-gás nacional é voltado para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Veja quem poderá receber o saldoCom mais de 5,5 milhões de famílias atendidas, o Auxílio-gás nacional vem se firmando como um dos programas de transferência de renda mais populares do país. O fato, no entanto, é que mesmo depois de anos do seu lançamento, o projeto ainda causa dúvidas.
Sobretudo depois da virada de ano, é natural que os usuários tenham uma série de perguntas sobre o programa. Afinal de contas, o benefício vai continuar sendo pago em 2024? Qual será o valor liberado? Quem poderá receber?
O que se sabe sobre os pagamentos
Diante destas dúvidas legítimas, separamos abaixo alguns dos principais questionamentos juntamente com suas respostas sobre o Auxílio-gás nacional.
- Quem poderá receber?
As regras de entrada do Auxílio-gás nacional seguirão basicamente as mesmas neste ano de 2024. Para ter direito ao benefício é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
O Ministério do Desenvolvimento Social também exige que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Quando é o próximo pagamento?
Assim como no ano passado, o Auxílio-gás nacional vai continuar sendo em 2024 um programa de caráter bimestral, ou seja, pago sempre a cada dois meses. Como houve uma liberação em dezembro do ano passado, a próxima não deverá acontecer em janeiro, mas apenas em fevereiro.
Este é um dos pontos que mais gera crítica por parte dos usuários do Auxílio-gás nacional. Sobretudo as famílias mais numerosas defendem que o saldo seja pago mensalmente, mas o fato é que o benefício vai seguir sendo pago sempre a cada dois meses.
Além do Auxílio-gás
Se, por um lado, o governo federal não vai liberar o Auxílio-gás nacional neste mês de janeiro, por outro os pagamentos do Bolsa Família seguirão valendo normalmente. A ideia é retomar os repasses a partir do próximo dia 18, sempre com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de janeiro, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal:
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (quarta-feira).