sexta-feira,
21 de novembro de 2025

INSS começa a usar Inteligência Artificial HOJE. Veja o que muda

Sistema de Inteligência Artificial do INSS consiste em um robô desenvolvido pela Dataprev. Veja o que muda, de acordo com a autarquia

- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a usar nesta segunda-feira (15), um novo sistema de Inteligência Artificial. O processo visa ajudar no combate a fraudes no processo de seleção do benefício por incapacidade temporária, mais conhecido como auxílio-doença.

O auxílio-doença é um famoso benefício de caráter previdenciário, pago para os trabalhadores que precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias, por motivo de doença. Para ter acesso ao dinheiro, é preciso comprovar que está doente, seja por meio de atestado, ou de perícia médica.

A inteligência artificial

Ao inserir o sistema de inteligência artificial, o INSS espera contar com o apoio de um robô desenvolvido pela Dataprev. Na avaliação do Instituto, ele poderá identificar com mais facilidade as tentativas de fraudes no sistema.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Para além disso, o Instituto também projeta que o uso da inteligência artificial poderá ajudar na diminuição da fila de espera, e também do tempo médio para o recebimento de uma resposta aos pedidos feitos por cidadãos.

Segundo o Instituto, o robô conseguirá identificar erros em atestados quando o documento:

  • é elaborado por uma pessoa que não possui habilitação para a emissão do documento;
  • o seu conteúdo não é verdadeiro, ainda que subscrito por profissional habilitado;
  • fica comprovado que o documento foi adulterado; embora o atestado seja legítimo.

“A inteligência artificial é uma necessidade. O médico perito não tinha um banco de dados para comparar a letra do atestado, saber se fugia do padrão. A inteligência artificial vai sendo alimentada e consegue comparar estes padrões”, disse o presidente do INSS à CNN Brasil no final do ano passado.

Fila de espera do INSS segue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou de completar o seu primeiro ano do terceiro mandato. Nos últimos 12 meses, ele conseguiu entregar boa parte das suas promessas, mas outros pontos ainda não foram cumpridos, como é o caso do fim da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A lista de espera é uma espécie de fila virtual que reúne os nomes das pessoas que deram entrada em um benefício previdenciário e que seguem esperando por uma resposta. Estima-se que mais de 1 milhão de brasileiros estejam nesta situação.

Durante a campanha presidencial de 2022, o presidente Lula prometeu que acabaria com esta fila de espera. No ano passado, o seu ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), também indicou que conseguiria acabar com a lista até o final de 2023. Mas o fato é que ele não conseguiu cumprir o prometido.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana