INSS anuncia mutirão no final de semana. Veja lista de cidades
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novo mutirão para este final de semana. Algumas cidades serão atendidasO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciou que vai realizar neste próximo final de semana mais um mutirão para agilizar a análise de perícias médicas. Desta vez, o evento vai acontecer nos dias 27 e 28 de janeiro.
Cinco municípios do estado do Pará serão atendidos. São eles:
- Santarém;
- Altamira;
- Bragança;
- Castanhal;
- Itaituba.
Sistemas diferentes
É preciso atentar, no entanto, para as regras e horários de cada um destes mutirões, porque as indicações podem variar a depender do município. Em Altamira, por exemplo, a ideia é realizar 48 serviços extras. Já em Santarém, serão 96 serviços extras no final de semana.
Em Itaituba, a previsão é ofertar apenas 24 perícias médicas no sábado (27). Neste caso, o atendimento será para antecipação de agendamentos que estão em situação de espera, sem necessidade de uma marcação prévia. O serviço vai acontecer das 8h às 16h.
Em Bragança e em Castanhal serão ofertadas 30 vagas de atendimento por dia em cada uma das agências, das 7h às 17h. Neste caso, para participar será necessário realizar uma agendamento através do telefone 135, que está disponível de segunda a sábado, ou através do app do Meu INSS.
Em todos os casos, é importante se apresentar no INSS com um documento de identificação oficial com foto no dia do atendimento. Também é importante levar consigo os documentos médicos originais como laudos e exames, por exemplo.
Queda no tempo médio de espera do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta semana novos números sobre o tempo médio para a concessão de benefícios. De acordo com a autarquia, há motivos para comemorar, já que houve uma melhora da situação neste sentido.
Segundo o INSS, o Brasil terminou o ano de 2023 com um tempo médio de 47 dias para a concessão de benefícios. O dado foi confirmado pelo Portal de Transparência Previdenciária, que também aponta uma queda no tamanho da fila de espera de 1,6 milhão para 1,5 milhão.
Quando se considera os números do tempo médio de espera, pode-se notar que o prazo estava na casa dos 79 dias no final de 2022, e fechou 2023 com uma redução de 40%, ainda de acordo com os dados oficias.
O número, no entanto, ainda não está dentro do que exige a lei. De acordo com as regras gerais, um cidadão não pode passar mais do que 45 dias completos para receber uma resposta do INSS. Como dito, hoje este patamar é de 47 dias, segundo os dados oficiais do Ministério da Previdência.