BPC precisa ter CadÚnico atualizado senão fica sem o benefício
Governo cancela diversos benefícios se encontrar irregularidades. EntendaO BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício do INSS concedido a um determinado grupo de pessoas pelo governo. Todavia, é preciso seguir algumas condições para receber esses valores,e uma delas é ter cadastro no CadÚnico.
Isso significa que, quem recebe BPC tem que fazer o Cadastro Único para conseguir dar continuidade ao benefício. Uma operação pente fino está sendo realizada no BPC a fim de detectar irregularidades.
Acontece que muitos beneficiários não atualizaram seus cadastros no CadÚnico. Dessa forma, com os dados desatualizados, o risco de ficar sem o BPC é muito grande.
Entenda como manter o cadastro em dia e não perder o benefício.
Quem tem direito ao BPC?
Em primeiro lugar, vamos explicar quem pode receber. Veja:
- Idosos com mais de 65 anos com renda familiar per capita (por pessoa) de até um quarto do salário mínimo;
- Pessoas com deficiência de longo prazo, que comprovem limitações físicas, intelectuais, mentais ou motoras com impedimento de conviver plenamente em sociedade, exercendo atividades trabalhistas e de relacionamento interpessoal;
- Pessoas com transtornos mentais e/ou graves e permanentes problemas de saúde, comprovados por laudo médico e perícia do INSS; com a renda familiar descrita.
Como atualizar o cadastro?
Entenda que é uma das condições do BPC ter a atualização do CadÚnico a cada dois anos. Para isso, basta ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo a sua residência.
Além disso, também é possível fazer a atualização por meio do INSS, que é responsável pelo pagamento. Basta baixar o aplicativo Meu INSS no seu celular.
Teve o benefício bloqueado? Veja o que fazer
Para o cidadão que teve o BPC bloqueado por falta de atualização cadastral, deverá em primeiro lugar fazer a atualização de seus dados no CRAS.
Após essa atualização, é preciso requerer o serviço clicando na opção “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”, através do site Meu INSS ou da pela Central número 135.
Valor do BPC a partir de maio
O Benefício de Prestação Continuada sofreu um aumento com o reajuste do salário mínimo. O novo valor do mínimo é de R$ 1.412 desde o dia 1° de janeiro, portanto o BPC também teve reajuste.
Isso ocorre porque o valor do BPC é o mesmo do salário mínimo oficial no país.