quinta-feira,
23 de outubro de 2025

Aposentadoria por idade: como ficam as regras em 2024?

Entenda as particularidades para homens e mulheres neste ano que se inicia

- Anúncio -

Em 2019, a reforma da Previdência mudou as regras das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) e estabeleceu um período de transição para quem estava perto de se aposentar. Esse período de adaptação permite ter o benefício antes. São cinco tipos de transição e, em dois casos, há mudanças neste ano.

Além da idade, da carência e do tempo de contribuição, também é preciso analisar qual tipo de trabalhador você é e qual foi a sua forma de contribuição durante os anos.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Acompanhe as regras a seguir sobre como se aposentar por idade.

Aposentadoria por idade para a mulher

Por conta da reforma da previdência, a mulher que deseja se aposentar por idade, hoje, pode ter direito a duas regras de aposentadoria por idade diferentes: pelo direito adquirido, pela regra de transição, ou pela nova regra.

Pelo Direito adquirido, as mulheres que cumpriram os requisitos de aposentadoria por idade até a data de 12 de novembro de 2019 podem utilizar a regra de antes da reforma. Por esta regra, a mulher precisa ter:

  • a carência de 180 meses (ou 15 anos) 
  • e a idade mínima de 60 anos para mulheres

A maior vantagem da aplicação dessa regra está no cálculo:

  • antes existia o descarte das 20% menores contribuições realizadas a partir de julho de 1994.

Assim, o valor do benefício era calculado a partir da média aritmética de 80% dos maiores salários de contribuição realizados a partir de julho de 1994 até a última paga, com a multiplicação do coeficiente mínimo (alíquota) de 70%, somando-se 1% a cada grupo de 12 contribuições feitas a mais.

Quem cumpriu os requisitos até 12 de novembro de 2019 pode utilizar esta regra, mas não é obrigatório. 

Regra de transição para a aposentadoria por idade da mulher

Essa modalidade também possui dois requisitos: idade e carência. Após a reforma da previdência, a mulher que deseja se aposentar por idade a partir de 2023 precisa ter:

  • a idade mínima de 62 anos
  • a carência de 15 anos (180 meses).

Ou seja, essa regra atingiu a nova idade mínima e, por isso, não deve mais aumentar, então a mulher que desejar usar essa regra desde 2023 precisa, necessariamente, ter 62 anos de idade.

O cálculo também sofreu alterações. Agora a média aritmética será feita a partir do total de 100% dos salários de contribuição entre julho de 1994 e a data do pedido de aposentadoria. Ou seja, não existe mais o descarte de 20% das menores contribuições realizadas pelo segurado.

Ao valor médio encontrado se multiplica o coeficiente mínimo de 60% (a mulher somará 2% nesse coeficiente para cada ano além dos 15 anos de tempo de contribuição). 

Aposentadoria por idade para o homem

Os homens não tiveram mudanças quanto a idade necessária para a aposentadoria por idade com a reforma da previdência. Tanto na regra anterior, como na regra posterior à reforma, os homens precisam ter a idade mínima de 65 anos.

O que mudou foi o tempo de contribuição para aqueles que começaram a contribuir depois de 13 de novembro de 2019: 

  • deverão cumprir o tempo de contribuição de 20 anos (240 meses).

Assim, a regra de aposentadoria para os homens que já trabalhavam antes ou depois da reforma é igual.  Por isso, o homem que deseja se aposentar por idade em 2023, precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • a idade mínima de 65 anos e
  • a carência de 15 anos (180 meses)

O que é diferente é o cálculo. Se o segurado cumpriu os requisitos até 12 de novembro de 2019, a sua conta pode ser mais benéfica.  Já que utiliza o  descarte das 20% menores contribuições realizadas a partir de julho de 1994.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias