Enem dos Concursos: confira as próximas etapas

Prazos para inscrição e para o pagamento da taxa do Enem dos Concursos já chegaram ao fim. Entenda os próximos passos
- Anúncio -

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou nesta segunda-feira (19) novos detalhes sobre o processo de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Trata-se do certame mais conhecido como Enem dos Concursos.

De acordo com a pasta, algo em torno de 2,1 milhões de pessoas de todas as regiões do país estão com a inscrição devidamente aceita no sistema. São pessoas que conseguiram pagar a taxa dentro do prazo exigido, ou que não precisaram pagar nada pois tiveram direito à isenção.

Números do Enem dos Concursos

Em números gerais, estamos falando de algo em torno de 600 mil candidatos isentos, e outros 1,5 milhão de pessoas que tiveram o pagamento devidamente aprovado. A quitação da taxa de inscrição precisava ter sido feita até a última sexta-feira (16).

É importante notar que estes números podem ser elevados em breve. Isso porque algumas pessoas optaram por pagar o saldo através de boletos, e em boa parte dos casos a confirmação deste tipo de pagamento costuma demorar alguns dias.

Os valores

Para este ano de 2024, o Enem dos Concursos cobrou uma taxa de R$ 60 para as vagas disponíveis para o ensino médio, e de R$ 90 para as vagas disponíveis para o ensino superior.

Alguns grupos de cidadãos, no entanto, tiveram o direito de solicitar a isenção do pagamento da taxa, ou seja, eles tinham o direito de realizar a prova gratuitamente. Estamos falando de:

O Enem dos Concursos

O Enem dos Concursos está ofertando 6.640 vagas em 21 órgãos de governo. As provas deverão ser realizadas em 220 cidades no próximo dia 5 de maio.

Será preciso escolher entre oito blocos temáticos. São eles:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário.

De acordo com o governo federal, este já pode ser considerado o maior concurso público da história do país no que se refere ao número de inscrições que estão postas. Nunca na história do Brasil, tantas pessoas se candidataram para a realização de um certame.

Novas edições não estão descartadas para os próximos anos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis