INSS: divulgado calendário de março. Veja datas
Segurado do INSS já pode consultar as datas de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social para este mês de março. Veja detalhesDentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com informações do ministério da Previdência, as liberações serão retomadas a partir do dia 22.
Ao todo, estima-se que mais de 39 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento de benefícios previdenciários este ano. O número inclui não apenas as aposentadorias, mas também outros saldos como o BPC, e auxílios trabalhistas, por exemplo.
Mas é importante lembrar que nem todos os segurados poderão receber o benefício previdenciário em uma mesma data. Em todos os casos, é preciso se basear no valor da aposentadoria, e também no final do número do benefício.
Calendários do INSS
Quem recebe o piso previdenciário nacional no valor de R$ 1.412, por exemplo, segue um calendário específico. Neste caso, o saldo começa a ser depositado no próximo dia 22. Veja abaixo:
- Final 1: 22 de março;
- Final 2: 25 de março;
- Final 3: 26 de março;
- Final 4: 27 de março;
- Final 5: 28 de março;
- Final 6: 1 de abril;
- Final 7: 2 de abril;
- Final 8: 3 de abril;
- Final 9: 4 de abril;
- Final 0: 5 de abril.
Já as pessoas que recebem qualquer valor acima dos R$ 1.412 precisam seguir um segundo calendário. Para este grupo, os repasses começam a ser depositados a partir do próximo dia 1º de abril. Veja o detalhamento das datas:
- Finais 1 e 6: 1 de abril;
- Finais 2 e 7: 2 de abril;
- Finais 3 e 8: 3 de abril;
- Finais 4 e 9: 4 de abril;
- Finais 5 e 0: 5 de abril.
13º salário do INSS
Vale frisar que os calendários acima são referentes aos repasses regulares do INSS. Mas para além deles, há uma dúvida geral sobre as liberações do 13º salário. Afinal de contas, aposentados e pensionistas também têm direito a este adicional.
De todo modo, informações gerais do governo federal indicam que não há previsão de pagamento de um 13º salário para os segurados do INSS neste mês de março. Assim, os beneficiários não podem esperar nenhum tipo de adiantamento para agora.
Oficialmente, o governo federal ainda não definiu se vai adiantar os pagamentos do 13º salário do INSS para o primeiro semestre, ou se vai aguardar mais um pouco e pagar o saldo extra apenas no final do ano, como costumava acontecer com frequência.
Informações de bastidores colhidas pelo jornal Correio Braziliense indicam que o governo já teria batido o martelo e decidido antecipar os pagamentos do 13º do INSS para os meses de maio e junho. A informação, no entanto, ainda precisa ser confirmada pelo governo federal. Até lá, é preciso esperar por alguma definição oficial.