INSS: veja quem precisa realizar a prova de vida em 2024
Milhares de segurados estão preocupados com o sistema de realização da prova de vida do INSS. Veja o que se sabe sobre o procedimentoO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue realizando o envio de convocações de segurados para a realização do procedimento da prova de vida. Como o próprio nome já indica, trata-se de um processo que precisa ser realizado pelo segurado para provar que ele está vivo.
Desde o início de fevereiro, estima-se que pouco mais de 4,3 milhões de pessoas já tenham sido convocadas para a realização da fé de vida. Estamos falando de aposentados e pensionistas que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Com a prova de vida, o cidadão consegue comprovar que está vivo, e que precisa seguir recebendo um determinado benefício. O sistema em si não se trata de uma novidade, e já é usado para fins de verificação há décadas.
Mudanças na prova de vida
Mas o fato é que desde 2022, o sistema de realização da prova de vida passou por algumas modificações, e as mudanças acabaram confundindo muitos segurados. Entenda abaixo:
- Como era antes
Antes, o segurado precisava se deslocar até uma agência do INSS, ou mesmo a uma agência bancária, para realizar a prova de vida. O procedimento precisava ser feito sempre de maneira presencial, para não restar nenhuma dúvida de que o cidadão estava vivo.
- Como ficou agora
Agora, o segurado não precisa mais se deslocar até o local. O INSS é quem se encarrega de descobrir se o cidadão está vivo. Como? Através de análises de bancos de dados é possível saber se o indivíduo votou, se está tomando vacina, se comprou um remédio, ou se tirou um empréstimo, por exemplo.
Em alguns casos, estes cruzamentos de dados não funcionam, ou seja, o INSS não consegue descobrir se o segurado está vivo ou não. Quando isso ocorre, o Ministério da Previdência faz a convocação do cidadão. É justamente o que está acontecendo agora.
“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, detalhou o INSS.
Novos pagamentos do INSS
Dentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com informações do ministério da Previdência, as liberações serão retomadas a partir do dia 22.
Ao todo, estima-se que mais de 39 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento de benefícios previdenciários este ano. O número inclui não apenas as aposentadorias, mas também outros saldos como o BPC, e auxílios trabalhistas, por exemplo.