Ministro pretende usar Inteligência Artificial para fiscalizar Bolsa Família
Ministro anunciou nesta terça-feira (19) que vai usar Inteligência Artificial no processo de análise dos dados do Bolsa Família e do CadúnicoO governo federal deverá usar Inteligência Artificial (IA) para fiscalizar dados dos cadastros do Cadúnico e do Bolsa Família. A ideia é usar um sistema tecnológico e interligado para impedir que pessoas que não cumprem as regras de entrada no programa permaneçam dentro do projeto.
Hoje, a avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é de que pouco mais de 98% dos usuários do Bolsa Família estão dentro das regras exigidas. Mas outros 2% não estão, e são estes que devem ficar na mira da IA.
“A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT)
“Esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, informou Dias.
“Agir com antecedência”
Também nesta terça-feira (19), o ministro do Desenvolvimento Social disse que a IA pode ajudar no processo de prevenção às fraudes, já que ela poderá indicar quem pode e quem não pode receber o benefício, mesmo antes do início das liberações.
“Não esperar primeiro ter a fraude para depois descobrir. Nós queremos evitar antes do primeiro pagamento. Essa que é a eficiência que queremos alcançar no Cadastro Único e, ainda, em todos os sistemas de proteção social, proteção especializada, que tem no Brasil”, seguiu o ministro.
As regras do Bolsa Família
Mas afinal de contas, quais são as regras gerais do Bolsa Família? De acordo com o Ministério, para ter direito ao benefício, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.
Depois de entrar no programa, o cidadão precisa manter o Cadúnico atualizado, além de manter a vacinação e a frequência escolar dos filhos em dia. Mulheres gestantes também precisam realizar os exames pré-natal conforme exigência médica.
Bolsa Família
Em março, os pagamentos do Bolsa Família foram oficialmente retomados no último dia 15, e devem seguir normalmente até o dia 28. O final do seu Número de Identificação Social (NIS) pode definir a data da sua liberação.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberação do Bolsa Família para este mês de março:
- Usuários com NIS final 1: 15 de março;
- Usuários com NIS final 2: 18 de março;
- Usuários com NIS final 3: 19 de março;
- Usuários com NIS final 4: 20 de março;
- Usuários com NIS final 5: 21 de março;
- Usuários com NIS final 6: 22 de março;
- Usuários com NIS final 7: 25 de março;
- Usuários com NIS final 8: 26 de de março;
- Usuários com NIS final 9: 27 de de março;
- Usuários com NIS final 0: 28 de de março.