Auxílio-gás: confira o calendário oficial de pagamentos de abril
Governo federal anunciou o calendário oficial de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de abril no paísO governo federal anunciou novos detalhes sobre os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Este é o programa que realiza pagamentos em dinheiro para famílias em situação de vulnerabilidade social para que elas consigam comprar o botijão de gás de 13 quilos.
Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi feita em fevereiro, a próxima rodada está marcada para este mês de abril.
O novo calendário
Desta vez, os pagamentos do Auxílio-gás nacional deverão acontecer nas mesmas datas em que acontecem os repasses do Bolsa Família. Desta forma, os dois saldos começam a ser liberados a partir do próximo dia 17.
Note que para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, vai poder receber primeiro. Por outro lado, quem tem NIS final 0 fica no final da fila.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de abril:
- Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
- Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
- Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
- Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
- Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
- Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
- Usuários com NIS final 0: 30 de abril.
Quem poderá receber o Auxílio-gás
Não haverá mudança no sistema de seleção do Auxílio-gás nacional neste mês de abril. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a seleção acontece de maneira automática com base nas informações dispostas no Cadúnico.
Para ter direito ao saldo, é necessário:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas da Justiça têm prioridade no processo de seleção. Esta mesma prioridade também é concedida aos brasileiros que fazem parte do Bolsa Família.
Ao todo, estima-se que pouco mais de 5,5 milhões de pessoas de todas as regiões do país estejam aptas ao recebimento do Auxílio-gás nacional neste mês de abril.