Como entrar no Cadúnico para receber o Bolsa Família
Governo federal deve retomar os pagamentos do Bolsa Família no próximo dia 17. Veja como entrar no Cadúnico do poder executivoDentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o saldo será retomado a partir do próximo dia 17.
Ao todo, estima-se que pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país estarão aptas ao recebimento do Bolsa Família neste mês de abril. Em comum: todos estes usuários estão dentro do Cadúnico do governo federal.
O que é o Cadúnico?
O Cadúnico é uma espécie de lista do poder executivo que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir destes dados que o governo federal poderá entender quem são os cidadãos que precisam receber ajuda financeira no país.
O Cadúnico serve de porta de entrada para uma série de programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo. Para além disso, governos estaduais e até municipais também podem usar a lista para o recebimento de benefícios internos.
Como entrar no Cadúnico?
Embora o Cadúnico seja uma lista do governo federal, a gestão da seleção das pessoas é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Assim, o cidadão que deseja entrar no sistema precisa entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o processo funciona na sua cidade.
Em todos os casos, a inscrição no Cadúnico precisa ser feita de maneira presencial. Apenas uma pessoa da família precisa comparecer ao local. Mas ela precisa levar consigo ao menos um documento oficial de cada integrante que reside na mesma casa.
Note que para fins de Cadúnico, uma família não necessariamente precisa ter um laço sanguíneo. Se você reside com um amigo, por exemplo, ele deve ser considerado como alguém da sua família. Por outro lado, se o seu filho mora em outra casa, ele não é visto como alguém da sua família.
Entrei no cadastro. Estou garantido no Bolsa Família?
Não. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a simples entrada no sistema do Cadúnico não garante por si só a entrada no Bolsa Família, ou em qualquer outro programa social.
No caso específico do Bolsa Família, por exemplo, para além de ter uma conta no Cadúnico, o cidadão precisa ter também uma renda per capita de até R$ 218. Caso contrário, ele não estará apto ao recebimento do benefício.