quinta-feira,
4 de dezembro de 2025

Detran passou a adotar o WhatsApp como canal de atendimento

Informações podem ser para serviços ligados a veículos como os de documentação, como CNH e identidade

- Anúncio -

É impossível discordar que o WhatsApp já passou a ser a principal ferramenta de comunicação do momento. Seja para uso pessoal como profissional, o aplicativo se faz presente em mais de 180 países. Atualmente seu uso é por  mais de 1 bilhão de pessoas espalhadas por todo o planeta.

Esse fenômeno da comunicação tornou-se um importante aliado na rotina diária de vários profissionais, em especial os que atuam na área da comunicação.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Uma prova disso é seu uso em órgãos públicos como é o caso do Detran. A unidade do Rio de Janeiro passou a adotar a ferramenta como mais um um canal de atendimento aos cidadãos. 

A novidade passou a vigorar essa semana e fornece aos usuários informações sobre os principais serviços prestados pelo órgão, tanto no setor de veículo como nos de habilitação e identificação civil.

Canal de comunicação com o cidadão

O chat tem acesso pelo número (21) 3460-4040. Prestam-se informações sobre serviços como licenciamento anual de veículos, transferência de propriedade, obtenção da primeira carteira de habilitação, renovação da CNH, primeira e segundas vias da carteira de identidade e substituição da Permissão para Dirigir pela CNH.

Também é possível se informar sobre o sistema Desmonte-RJ, que dá mais transparência ao comércio de sucatas de veículos e de peças usadas no Estado do Rio.

O sistema tem interação em tempo real. Basta que o usuário selecione uma das perguntas disponíveis de acordo com os assuntos. Segundo o Detran-RJ, a assistente virtual Drica vai perguntar se pode ajudar o usuário em algo mais. Se ainda restarem dúvidas, ele passa a conversar com um atendente humano.

O Presidente do Detran-RJ, Gláucio Paz, destacou que com este atendimento no WhatsApp pelo Detran.RJ reuniu, num único lugar, o que é mais importante saber sobre os serviços aos cidadãos. Dessa forma, todas as informações estão ao alcance do usuário de forma muito mais fácil e direta.

Portanto, se o cidadão quiser alguma informação com relação a veículo, CNH ou Carteira de Identidade, pode contar com mais essa opção.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana