Auxílio-gás: reveladas as datas dos pagamentos de abril

Governo federal divulgou o calendário detalhado dos pagamentos de abril. Auxílio-gás deverá atender mais de 5,5 milhões de brasileiros
- Anúncio -

Depois de um hiato de um mês sem pagamentos, o governo federal bateu o martelo e decidiu divulgar o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de abril. A ideia é iniciar os repasses já a partir do próximo dia 17.

Para saber o dia exato da sua liberação, porém, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro. Quem tem NIS final 0, recebe por último.

Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 17 de abril;
  • Usuários com NIS final 2: 18 de abril;
  • Usuários com NIS final 3: 19 de abril;
  • Usuários com NIS final 4: 22 de abril;
  • Usuários com NIS final 5: 23 de abril;
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril;
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril;
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril;
  • Usuários com NIS final 9: 29 de abril;
  • Usuários com NIS final 0: 30 de abril.

Quem poderá receber

Nada muda nas regras de entrada do Auxílio-gás nacional. Para ter direito ao beneficio, é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Mulheres que foram vítimas de violência doméstica, e que estão sob medidas protetivas podem ter prioridade no processo de seleção. O mesmo vale para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família, elas também podem ter prioridade neste processo.

O valor do Auxílio-gás nacional

O governo federal ainda não divulgou os valores completos do Auxílio-gás nacional para este mês de abril. O que se sabe é que vai se tratar de um valor unitário, ou seja, independente da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa, o patamar de repasses será o mesmo.

Também já é de conhecimento público, que o governo federal vai liberar um saldo que corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. O mais provável é que este saldo deve ser de algo em torno de R$ 100, assim como aconteceu nos meses anteriores.

Bloqueio no orçamento

Nesta semana, o Ministério do Planejamento anunciou que vai aplicar um contingenciamento nas contas de algumas pastas, entre elas o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, que responde pelos pagamentos do Auxílio-gás.

O Ministério, no entanto, ainda não explicou se esse contingenciamento vai gerar algum impacto para os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Hoje, a avaliação é de que o benefício está assegurado, mas ainda falta uma confirmação oficial.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis