Receita divulga esperado calendário da restituição do Imposto de Renda
Antes mesmo do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, Receita Federal divulgou o calendário completo da restituiçãoNo último dia 15 de março, a Receita Federal liberou oficialmente o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais, mais de 40 milhões de brasileiros têm até o dia 31 de maio para realizar o envio da documentação.
Mas o fato é que antes mesmo do fim do prazo do envio, a Receita Federal já divulgou o calendário completo dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Como de costume, o saldo será depositado em cinco datas diferentes. São elas:
- 1º LOTE: 31 de maio;
- 2º LOTE: 28 de junho;
- 3º LOTE: 31 de julho;
- 4º LOTE: 30 de agosto;
- 5º LOTE: 30 de setembro.
Quem pode receber a restituição?
Mas ao contrário do que muita gente imagina, nem todo mundo que declara o Imposto de Renda têm direito a uma restituição. Em tese, o contribuinte pode ser indicado em um dos três grupos abaixo:
- Contribuintes que podem receber uma restituição;
- Contribuintes que precisam pagar algum imposto;
- Contribuintes que nem precisam pagar o imposto, e nem devem receber a restituição.
Para saber em qual grupo você está, basta realizar a declaração do Imposto de Renda. Através dos dados informados por você, o próprio sistema vai entender se você está no grupo de pessoas que podem receber a restituição, ou não.
Vale sempre lembrar que, caso você envie a declaração do Imposto de Renda com algum erro e seja pego na malha fina, não pode receber a restituição. Neste caso, é preciso consertar o erro o mais rapidamente possível para voltar a ter o direito.
A ordem do recebimento
Como visto acima, o processo de restituição conta com cinco datas. De antemão, não é possível saber em qual das datas você será alocado. Por isso, é importante esperar pela definição da Receita Federal antes de cada liberação.
Sempre uma semana antes de cada lote, a Receita Federal libera o processo de consulta. Assim, o contribuinte pode saber se foi selecionado para o pagamento seguinte ou não.
Importante notar que há uma lista de preferência definida em lei. Por regra, a Receita deve atender primeiro as pessoas que sejam:
- idosas acima de 80 anos;
- idosas entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para além das leis definidas, há também alguns grupos que podem ter prioridade no processo de seleção. São eles:
- contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida;
- contribuintes que optaram por receber a restituição via PIX.