Lula diz que Brasil não deve depender do Bolsa Família
Em evento nesta segunda-feira (22), presidente argumentou que o Brasil não deve depender eternamente dos pagamentos do Bolsa FamíliaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva PT) disse nesta segunda-feira (22) que o Brasil não pode ser um país que depende eternamente dos pagamentos do Bolsa Família. De acordo com o chefe de estado, os usuários devem sempre buscar um jeito de ganhar a sua própria renda.
Lula deu esta declaração ao lançar o programa Acredita no Palácio do Planalto. Com este projeto, o governo federal pretende reestruturar parte do mercado de crédito, sobretudo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como é o caso dos usuários do Bolsa Família.
Até mesmo por isso, um dos eixos do programa é a criação de um microcrédito voltado para os cidadãos que fazem parte do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, conhecido nacionalmente como Cadúnico.
O que disse Lula sobre o Bolsa Família
“O que está acontecendo hoje não é apenas um novo anúncio de política de crédito, o que está acontecendo hoje é a demonstração de que nós voltamos para governar este país, para ver se a gente transforma este país num país definitivamente desenvolvido”, disse o presidente.
“A gente não quer um país de gente muito rica e gente muito pobre. Se possível, a gente quer um país em que você tenha uma classe média sustentável, que tenha um padrão de vida digno, decente, com escola, com cultura, com salário, em que as pessoas possam jantar no restaurante no fim de semana, almoçar, que elas possam fazer uma viagem”.
“É esse país que nós sonhamos. Nós não queremos um país que eternamente dependa de um Bolsa Família, que eternamente dependa de um vale-gás”, completou Lula.
Bancos
No mesmo discurso em que lançou o programa Acredita, o presidente também aproveitou para criticar a forma que os bancos tratam e atendem as pessoas mais pobres do país.
“Banco não foi preparado para receber pobre, banco não foi preparado para receber pessoas que chegam lá de sandália (não vou dizer o nome da sandália para não fazer propaganda), as pessoas que não chegam de terno e gravata, que não chegam bem vestidas.”
O Bolsa Família
Atualmente, o Bolsa Família pode ser considerado o maior programa de transferência de renda do país. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pouco mais de 21 milhões de pessoas estão aptas aos pagamentos do benefício.
Neste mês de abril, as liberações do Bolsa Família foram iniciadas ainda no último dia 17, e devem seguir até o dia 30.