Aposentados comemoram publicação de nova resolução. Entenda
Ministério da Previdência publicou a nova resolução que afeta diretamente aposentados e pensionistas que pretendem solicitar consignadoO Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) publicou uma resolução que deve impactar diretamente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estamos falando sobretudo das pessoas que pretendem solicitar o consignado.
A resolução publicada em conjunto com o Ministério da Previdência prevê uma redução do teto máximo da taxa de juros do consignado para os segurados do INSS. A ideia é reduzir o teto dos atuais 1,72% para 1,68% ao mês.
Esta mesma resolução também prevê uma redução na taxa máxima de juros do cartão de crédito e do cartão de crédito consignado, que deve passar de 2,55% para 2,49% ao mês. A decisão em questão foi acordada pelo CNPS ainda na semana passada.
Os novos tetos de juros ainda não estão valendo de fato. De acordo com as informações oficiais, a ideia é que eles só comecem a valer depois de um prazo de 5 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).
Regras para o consignado
O consignado é uma espécie de empréstimo em que o cidadãos solicitam um determinado valor, e logo depois precisam pagar a quantia na forma de descontos mensais nas parcelas do benefício que eles recebem.
Atualmente, o segurado do INSS pode comprometer até 45% da sua aposentadoria ou pensão para solicitar um consignado. Deste total 35% são para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito, e outros 5% para o cartão do benefício.
Os dados mais recentes do Ministério da Previdência indicam que o Brasil conta atualmente com pouco mais de 63 milhões de contratos ativos de consignados. A informação, aliás, também já foi confirmada pelo INSS.
Consulta ao juros do consignado
Como se trata de um empréstimo em que o pagamento é realizado por meio de descontos, é natural que os juros cobrados sejam menores do que a média do mercado. Isso porque se entende que há poucas chances de o valor não ser pago.
De todo modo, vale sempre lembrar que o patamar de juros do consignado é sempre escolhido por cada instituição financeira. O teto estabelecido pelo CNPS serve apenas como um limitador. O banco pode escolher qualquer taxa desde que não ultrapasse o teto estabelecido.
Por isso, a dica para todos os segurados do INSS que desejam solicitar um consignado é pesquisar bem para entender quais são as instituições financeiras que oferecem as melhores condições.
Qualquer cidadão pode conferir as taxas de juros do consignado que são oferecidas por cada banco sem precisar sair de casa. Para tanto, basta prestar atenção aos valores que são indicados no app oficial do Meu INSS.