Imposto de Renda 2024: como doar para o RS e preencher a declaração

Muitas dúvidas ao preencher a declaração do IR. Veja como fazer doações e restituir valor
- Anúncio -

Uma dúvida muito comum entre quem precisa declarar o Imposto de Renda é saber o que é possível deduzir. Afinal, é possível conseguir um desconto no valor total do tributo ou até receber uma restituição mais significativa.

As doações diretamente na Declaração do Imposto de Renda são uma opção para quem deseja contribuir com os afetados pela tragédia no Rio Grande Sul. Além dos gaúchos, é possível doar para outros projetos sociais e culturais, sem gastar dinheiro a mais. 

A ajuda pode ser feita pelo recurso da doação diretamente na declaração, que repassa o dinheiro que seria adquirido pelo governo para uma entidade assistencial. A colaboração pode ser feita por quem ainda tem o imposto a pagar e também por aqueles que têm IR a restituir.

Quer ajudar os moradores do Rio Grande do Sul e poder deduzir o valor do seu Imposto de Renda? Acompanhe a leitura.

Como doar direto na declaração? 

A doação pela declaração admite que até 3% do imposto a ser pago seja enviado aos fundos especiais, ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ou para fundos especiais aos idosos. Se for do desejo do contribuinte, é permitido doar para os dois, mas o limite é de 3% para cada no IR, chegando a 6% no total.

Como doar o Imposto a restituir? 

Os limites são os mesmos da declaração, somente o valor que será acrescentado à quantia que será restituída. O contribuinte irá pagar o Darf e, no reembolso, terá o valor doado pago de volta, com a correção pela Selic.

Como preencher doações no Imposto de Renda?

As contribuições devem ser registradas na seção “Doações Efetuadas”, incluindo o nome e o CNPJ da organização beneficiada, o valor doado e o valor a ser deduzido.

1- Acesse o programa da Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal e clique modelo completo de Declaração. Se estiver utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda, vá no item Pagamentos e selecione Doações diretamente na declaração;

2- Selecione “Doações Diretamente na Declaração” e escolha o tipo de fundo para o qual deseja fazer a doação. Para o Rio Grande do Sul, o CNPJ será gerado automaticamente pelo programa da Receita Federal;

3- Digite o valor a ser doado, lembrando do limite máximo de 6% do imposto devido;

4- Em seguida, clique em “Ok” e a doação será automaticamente transferida para o campo “Resumo da Declaração”, na aba “Cálculo do Imposto”. Confirme a Declaração.

5- Ao finalizar a declaração, é preciso imprimir o Darf. Volte ao menu principal, clique em “Imprimir” e depois no Darf que você optou: Doações Diretamente na Declaração, ECA ou Doações Diretamente na Declaração, Pessoa Idosa. Se a doação foi para duas ou mais entidades, terá de imprimir um Darf para cada uma.

6- Se o imposto ainda não foi pago, também é preciso imprimir outro ou outros Darfs. Para isso, selecione a opção “Darf do IRPF”.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis