É possível receber reembolso do Enem dos Concursos?
Com o adiamento do Enem dos Concursos devido às chuvas do RS, veja como agirNo Início deste mês de maio foi anunciado que o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, onde muitas pessoas morreram.
Com isso, milhares de candidatos do concurso se perguntam se vão receber o dinheiro de volta da taxa de inscrição.
Vamos esclarecer sobre o assunto.
É possível solicitar o reembolso da taxa de inscrição?
Positivo! De acordo com o edital, “o candidato afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas” através do site do CNU.
Com base na data de aplicação, a requisição já pode ocorrer desde o dia 10 de maio. Contudo, a solicitação passará por análise individualmente pela Fundação Cesgranrio, a banca responsável pelo concurso.
O consumidor pode pedir reagendamento conforme for divulgado pela organizadora. E também pode pedir a solicitação de reembolso se não houver mais interesse, já que, numa próxima data, ela pode não ter disponibilidade.
Qual é a nova data para o concurso?
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, ainda não há uma nova data para a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU).
“Não temos uma nova data. Nas próximas semanas podemos divulgar a nova data, mas, nesse momento, toda a questão logística envolvida na prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, disse.
Essa decisão de adiamento do concurso busca garantir a integridade dos participantes, preservando a vida das pessoas e conferindo segurança jurídica ao concurso.
O que é o Enem dos Concursos
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), ou “Enem dos Concursos” vai unificar em uma prova o processo de seleção dos servidores públicos. Os candidatos farão uma única avaliação e poderão concorrer a diversas vagas.
Ao todo, são 6.640 oportunidades em 21 órgãos do governo federal. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem para simplificar o acesso a vagas nos órgãos federais. A perspectiva é criar um processo mais inclusivo e economicamente viável.