Concurso Nacional Unificado (CNU) tem nova data divulgada

As provas tem previsão para serem realizadas em 228 cidades brasileiras, conforme opções constantes na inscrição
- Anúncio -

Na última quinta-feira, dia 23, o Governo Federal, por meio de nota oficial do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), confirmou a mudança da aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o dia 18 de agosto.

As provas, que serão objetivas e discursivas, tem previsão para serem realizadas em 228 cidades brasileiras, conforme opções constantes no ato da inscrição do candidato. Essa etapa terá a convocação de mais de 2 milhões pessoas inscritas.

As provas tinham previsão de ser aplicadas no dia 5 de maio, mas dois dias antes o governo optou por adiar a aplicação, por conta das fortes chuvas e do decreto de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, declarou que a opção de adiar foi para que todos os inscritos pudessem realizar a prova nas mesmas condições.

O MGI informou que todos os  malotes de prova foram recolhidos após o anúncio do adiamento. Os malotes foram checados por funcionários da rede de segurança e certificado que não foi violado.

Vale lembrar que rede é formada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), Secretarias de Segurança Pública Estaduais, além da Fundação Cesgranrio e dos Correios.

Devolução da taxa de inscrição

Segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, há casos passíveis de reembolso para problemas ocorridos durante a aplicação das provas, mas que “por enquanto ninguém pode solicitar, pois ninguém foi prejudicado”.

Além disso, na nota oficial em que confirmou a data do dia 18 de agosto, o MGI não mencionou a possibilidade de devolução da taxa.

Provas serão aplicadas em dois turnos

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas e discursivas e a aplicação será nos turnos da manhã e da tarde

Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término para candidatos que necessitem de tempo adicional: 12h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional: 19h
  • Duração da prova: 3h30

Para o turno da manhã, será aplicada para os inscritos de nível superior (1 a 7) que terão que responder 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico. Para o bloco de nível médio (8), serão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.

Já no período da tarde, para os de nível superior (1 a 7) serão 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos. E no de nível médio (8) serão 40 questões objetivas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis