Trabalhadores do RS podem solicitar saque calamidade
A iniciativa do governo deve conceder até R$ 6220,00 por pessoa afetada, em valores variáveis, facilitando no processo de retomadaDesde a última terça-feira, o Saque Calamidade do FGTS foi liberado. A medida tem como objetivo dar um suporte financeiro que é essencial para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O auxílio significativo busca contribuir com a retomada das famílias em um cenário desafiador.
Esse recurso permite um suporte ágil e eficaz, além de providenciar um alento financeiro para a população que foi atingida pela tragédia e que agora precisam reconstruir suas vidas e ter suporte para suas finanças.
O Saque Calamidade foi criado para situações de desastre natural. A iniciativa do governo deve conceder até R$ 6220,00 por pessoa afetada, em valores variáveis, facilitando no processo de retomada e na recuperação do que foi perdido.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que a região seja reconhecida oficialmente como local em situação de emergência para que o valor seja liberado.
Vale lembrar que em eventos de grande magnitude, como o ocorrido no Rio Grande do Sul, o FGTS se torna uma opção de apoio financeiro, assegurando um suporte monetário mais imediato.
Os passos para realizar o saque são simplificados a fim de facilitar o acesso aos recursos em meio a um período crítico.
Os interessados podem solicitar o benefício até o dia 15 de agosto deste ano, possibilitando tempo suficiente para que os compactados se organizem e possam pedir os valores disponibilizados.
As regras para solicitação do benefício foram ajustadas. Uma delas é em relação ao pedido que deveria ter um intervalo de 12 meses entre uma solicitação e outra, mas os afetados podem solicitar várias vezes consecutivas em períodos de crise.
Confira como realizar o Saque Calamidade do FGTS
- Acesse o aplicativo do FGTS e faça seu login
Selecione a opção “Calamidade pública” - Confirme seus dados pessoais e o seu endereço residencial
- Envie os documentos necessários como: Documento de identificação com foto
- Faça a selfie segurando o documento de identificação
- Envie o comprovante recente de residência (últimos quatro meses)
- Faça a declaração da prefeitura caso tenha perdido documentos devido às enchentes