Amazonas Energia irá trocar geladeiras de beneficiários do Bolsa Família
O programa também irá substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED nas residênciasUm projeto da Amazonas Energia, batizado de ‘Uma Nova Energia’, irá trocar as geladeiras antigas de famílias de baixa renda beneficiadas com o programa Bolsa Família por eletrodomésticos novos e com a certificação PROCEL (Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica).
Além das geladeiras, o programa também irá substituir lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED nas residências dos beneficiários.
A expectativa é que 10 mil geladeiras e 40 mil lâmpadas sejam trocadas em todo o estado.
De acordo com a empresa, funcionários da Amazonas Energia irão visitar um bairro por semana com o objetivo de realizar o cadastro dos clientes que poderão ser beneficiados com o programa ‘Uma Nova Energia’.
O próximo passo será a entrega das geladeiras novas pela Amazonas Energia e o recolhimento da velha, para que o eletrodoméstico seja descartado da forma correta, conforme a legislação ambiental.
Vale destacar que para participar do programa, as famílias precisam:
- Possuir o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
- Estar com suas contas de luz em dia junto à concessionária;
- Estar com a ligação de energia elétrica dentro dos padrões da Amazonas Energia.
Beneficiários do Bolsa Família que desejam saber se têm direito ao benefício podem entrar em contato com a Amazonas Energia pelo telefone 0800 701 3001.
Além dos canais de atendimento da Distribuidora em que o consumidor poderá solicitar informações, um carro de som irá informar os bairros, os dias e horários em que as equipes visitarão as casas para fazer o pré-diagnóstico.
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) permite que consumidores de baixa renda paguem menos pela eletricidade através de descontos e até isenção total do valor, a depender do consumo mensal da residência.
As famílias com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz, quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês ganha um desconto de 40% e consumos de 101 kWh a 220 kWh conseguem abatimento de 10%.
No caso de famílias indígenas e quilombolas as condições da tarifa social de energia elétrica são diferentes:
- Até 50 kWh de consumo ao mês, a conta tem desconto de 100%, ou seja, ocorre a isenção.
- Para a faixa de consumo de 51 kWh a 100 kWh mês, o desconto é de 40%;
- Para a faixa de consumo de 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%.