Auxílio-gás volta na próxima semana; veja quando você recebe
Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Repasses serão retomados a partir da próxima semanaA espera está chegando ao fim. A partir da próxima segunda-feira (17), o governo federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Mais de 5 milhões de brasileiros deverão receber o saldo em suas contas.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos do Auxílio-gás nacional são intercalados de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo primeiro em sua conta.
Para saber o dia exato do seu recebimento, basta se basear no calendário abaixo. As datas foram confirmadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a pasta responsável pelas liberações.
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).
O valor de junho
Em junho, todos os usuários do Auxílio-gás nacional deverão receber um patamar de R$ 102 por família. Este é um saldo unitário, ou seja, independe da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa.
A definição do valor do Auxílio-gás nacional varia de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos, que é definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para este mês, este preço médio ficou na casa dos R$ 102, bem semelhante aos valores dos meses anteriores.
Quem pode receber Auxílio-gás
A partir de segunda-feira, o valor do Auxílio-gás nacional será repassado para as pessoas que cumprem os seguintes critérios:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ainda segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, têm prioridade no processo de seleção os seguintes grupos:
- Mulheres que foram vítimas de violência doméstica, e que se encontram atualmente em condição de proteção da justiça;
- Homens e mulheres que recebem o Bolsa Família do governo federal (não há impedimento para que uma mesma pessoa receba os dois benefícios de uma só vez).