Salário mínimo de 2025 tem valor projetado e surpreende; confira
Governo federal enviou ao congresso nacional a sua primeira projeção de elevação do salário mínimo para este ano de 2025Qual será o valor do salário mínimo no ano de 2025? A resposta para esta pergunta ainda não foi confirmada. De todo modo, o fato é que o governo federal já enviou ao congresso nacional a sua primeira previsão de valor para ser seguido no próximo ano.
De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada ao congresso nacional, a ideia é elevar o valor do salário mínimo dos atuais R$ 1.420 para R$ 1.502. Trata-se, portanto, de uma projeção de elevação de 6,37% considerando o cenário percentual.
Caso este aumento seja aprovado pelo congresso nacional, será possível afirmar que os trabalhadores terão um aumento real do poder de compra. Esta foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições
Valorização do salário mínimo
Ainda no ano passado, o congresso nacional aprovou o chamado Plano Nacional de Valorização do Salário Mínimo. Por este sistema, fica definido que o valor do salário mínimo será sempre elevado com base em duas frentes. São elas:
- A inflação do ano anterior;
- O Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Por este sistema, os trabalhadores passarão a ter sempre um aumento real do salário mínimo, inclusive em 2025. Na prática, isso significa que o cidadão terá um aumento do poder de compra.
Lula e a desvinculação
Em entrevista nesta semana, o presidente Lula disse que não tem nenhum plano para mexer nesta política de valorização do salário mínimo. Nos últimos dias, alguns membros do governo chegaram a dizer seria possível desvincular os valores do piso em relação ao que é pago na previdência.
“Eu não faço isso (desvincular o salário mínimo) porque não é correto do ponto de vista econômico, não é correto do ponto de vista político e não é correto do ponto de vista humanitário você tentar jogar a culpa de qualquer ajuste que você tem que fazer em cima do mínimo”, disse.
“O mínimo é o mínimo. Não tem nada mais baixo do que o mínimo. O mínimo é aquilo que está estabelecido por lei para que a gente garanta ao trabalhador a possibilidade de comer as calorias e proteínas necessárias”.
“Estabelecemos que a gente vai dar a reposição inflacionária mais a média do crescimento do PIB nos últimos dois anos. Ou seja, nós estamos aumentando o poder de compra e o poder de sobrevivência das pessoas mais humildes”, disse o presidente Lula ao ser questionado sobre o assunto.