Ministro confirma que ESTAS pessoas saíram do Cadúnico; veja motivo

Em entrevista, ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome anunciou que milhares de pessoas foram retiradas do Cadúnico
- Anúncio -

Você já foi excluído do Cadúnico do governo federal por algum motivo? Se sim, saiba que você não está sozinho. Em entrevista nessa quarta-feira (7), o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), informou que mais de 3,7 milhões de pessoas deixaram o Cadastro desde o ano passado.

São cidadãos que deixaram de fazer parte do Cadastro Único e consequentemente não fazem mais parte de programas federais como o Bolsa Famlília, o Auxílio-gás nacional, a Tarifa Social de Energia Elétrica ou mesmo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Na entrevista, o ministro afirmou que o governo estaria unificando as bases de dados para combater supostas fraudes com mais facilidade. Nesse processo de pente-fino, ele destacou a ajuda de órgãos como a Dataprev, uma empresa de processamento de dados do governo federal.

O que disse o Ministro

Wellington Dias também detalhou quais são os principais erros que podem fazer com que uma pessoa seja excluída do Cadúnico.

“A gente viu situações de CPF falso, situações de pessoas que ali colocavam uma renda que, quando a gente ia atrás, era muito maior do que aquela que estava colocada. Porque a gente atende seguindo regras, e o objetivo é cumprir a lei. Ao cumprir a lei, eu cito o exemplo do Bolsa Família”, disse ele.

“Nós encontramos muita gente que estava ilegalmente (no programa). Pessoas com renda de R$ 10 mil por mês, e ali recebendo”, citou o ministro.

Nesse sentido, o ministro do Desenvolvimento Social também disse na entrevista que o governo não tem o objetivo de cometer injustiças com as pessoas que estão recebendo benefícios previdenciários e sociais de maneira correta.

“Também não queremos cometer injustiças. Veja que a gente fez ali toda uma atualização do cadastro. Nós tiramos três milhões e 700 mil ilegais, fraudes, e veja que nenhum dos recursos que foram feitos conseguiu provar que a gente estava errado”, disse ele. 

Pente-fino no INSS

Desde o início do ano, a equipe econômica do governo federal está fechando o cerco contra supostos benefícios e regulares. A avaliação dentro do poder executivo é de que várias pessoas estariam recebendo projetos mesmo sem ter direito.

Para além do Cadúnico, o governo federal também está de olho nas pessoas que estariam recebendo o seguro-defeso de maneira irregular. Este é um projeto que faz pagamentos em dinheiro para pescadores artesanais que são proibidos de pescar em determinadas épocas do ano

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis