Pente-fino do governo vai afetar Bolsa Família? Ministro responde

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deu mais detalhes sobre o impacto do pente-fino do governo federal no Bolsa Família

No dia em que mais de 20,7 milhões de brasileiros de todas as regiões do país começam a receber o Bolsa Família, começa a existir também uma preocupação generalizada entre todas essas pessoas. O motivo: o temor pelos possíveis cortes gerados pelo pente-fino, que está sendo programado pelo governo federal.

Mas afinal de contas, o novo pente-fino deve atingir os pagamentos do Bolsa Família? Em entrevista concedida nesta semana, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome decidiu se pronunciar.

Na entrevista, o ministro Wellington Dias (PT) disse que não existe nenhuma possibilidade de o pente-fino do governo federal atingir os pagamentos do Bolsa Família.

Segundo ele, dessa vez o foco estará nos pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de outros benefícios pagos dentro do sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Entre outros pontos, Dias defendeu que o pente-fino do Bolsa Família já está acontecendo desde o ano passado, e que várias pessoas que não estariam dentro das regras de entrada já teriam sido retiradas do programa. Por isso, seguindo ele, o foco dessa vez está nos pagamentos do INSS.

Destaques sobre *** por e-mail

O que é o pente-fino

Para tentar cumprir as regras impostas pelo arcabouço fiscal, o governo federal anunciou recentemente a realização de um pente-fino. Trata-se basicamente de uma revisão nas contas das pessoas que fazem parte de programas previdenciários no Instituto Nacional do Seguro Social.

A ideia do governo federal é encontrar pessoas que estariam recebendo benefícios previdenciários, sem cumprir todas as regras de permanência. Essas pessoas seriam retiradas desses programas, e o governo federal poderia reduzir o tamanho dos gastos públicos voltados com a Previdência.

Ao todo, o poder executivo espera recuperar algo em torno de R$ 15 bilhões com a realização desse pente-fino. Esse número, no entanto, pode passar por alterações, já que não se sabe exatamente quantas pessoas estariam recebendo benefícios previdenciários de maneira indevida. 

O Bolsa Família

Como dito, os pagamentos de agosto do Bolsa Família foram iniciados nessa segunda-feira (19). Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo: 

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis