Ministro comemora “redução dos prazos” do INSS; veja detalhes

Em declaração nesta semana, ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), falou sobre os números da redução dos prazos previdenciários
- Anúncio -

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) voltou a falar nessa semana sobre a redução nos números dos prazos previdenciários no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante uma visita a uma agência, ele disse que o governo estaria trabalhando cada vez mais para melhorar neste quesito.

“A nova realidade surge através de investimentos na contratação de servidores, bem como em infraestrutura nas agências. São medidas efetivas para consolidar resultados de curto, médio e longo prazos”, destacou o ministro.

“A recriação do Ministério e a reestruturação do INSS e da Perícia estão gerando mais qualidade de vida para mais de 40 milhões de brasileiros. É um trabalho contínuo de resgate da seguridade social, que garante a cidadania das camadas mais vulneráveis”, completou ele. 

A fila de espera do INSS

Quando assumiu o posto de ministro da Previdência Social, ainda no início de 2023, Carlos Lupi chegou a prometer que acabaria por completo com a fila de espera do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Contudo, o fato é que ele ainda não conseguiu cumprir essa promessa. Pelo contrário, até aqui o que se sabe é que o ministro da Previdência alterou a sua promessa, e agora passa a dizer que não vai reduzir a fila de espera por completo, mais diminuir o tempo de espera que cada pessoa passa nessa situação.

Sobre este prisma, é fato que os números apontam que há uma melhora nesse sentido. Hoje, o tempo médio de espera do INSS para os mais variados auxílios é menor do que o registrado no ano passado, por exemplo. 

Prorrogação de portaria

Vale lembrar que na última semana o governo federal decidiu prorrogar o prazo de vigência do Programa de Enfrentamento à Fila de Espera da Previdência Social. A prorrogação e válida até o próximo dia 13 de novembro. O ato normativo foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Este programa foi criado ainda em julho de 2023 com o objetivo de reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Em setembro de 2023, o número de requerimentos aguardando perícia era de 1.178.123. Em junho deste ano, esse número caiu para 566.186 – uma redução de 51,9%”, disse o Ministério. 

O fato, no entanto, é que muitos brasileiros ainda estão na chamada fila de espera para o recebimento de benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis