Novo grupo de cidadãos deve receber 13º nesta semana

Governo confirmou os pagamentos de uma nova rodada do 13º para um grupo específico de servidores públicos nesta semana
- Anúncio -

A semana que se inicia nesta segunda-feira (26) promete ser especial para um grupo específico de trabalhadores. De acordo com as informações oficiais, alguns brasileiros poderiam receber em suas contas de maneira automática os pagamentos relativos ao 13º salário.

Estamos falando dos servidores estaduais de Sergipe. De acordo com as informações do governo federal, essas pessoas começam a receber os salários regulares referentes ao mês de agosto nessa quarta-feira (28).

O calendário de pagamentos

De acordo com as informações oficiais, na quarta-feira (28) os repasses serão feitos para os aposentados e pensionistas. Já na quinta-feira (29) será a vez dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações, e dos servidores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

Na sexta-feira (30), os pagamentos regulares serão feitos para as demais secretarias,  empresas, autarquias e fundações.

E o 13º salário

Mas e o 13º salário? Ainda tomando como base as informações do Governo do Estado de Sergipe, a ideia é pagar o 13º salário para os servidores que nasceram no mês de agosto.

Assim, se você é um servidor público estadual que reside em Sergipe, poderá receber o 13º salário na mesma conta e no mesmo dia em que os seus pagamentos regulares estão programados.

O que é o 13º salário

O 13º salário é uma espécie de pagamento adicional voltado aos trabalhadores formais. Por lei, o empregador precisa realizar esses pagamentos extras de uma só vez, ou dividido em duas parcelas ao longo do ano.

Em regra geral, o empregador precisa repassar a primeira parcela até o dia 30 de novembro. Já a segunda rodada precisa ser paga aos servidores até o dia 20 de dezembro, ou seja, até antes das festas de final de ano.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário, é preciso pegar o seu salário bruto e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar esse resultado e multiplicar pela quantidade de meses que você trabalhou nesse determinado ano. O resultado dessa pequena equação é o valor do seu 13º.

Como dito, o empregador pode optar por pagar esse montante em duas parcelas diferentes. A primeira delas vai corresponder a 50%, e a segunda delas vai corresponder aos outros 50%, descontados as possíveis contribuições do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Imposto de Renda

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica entrar em contato com seu empregador para entender quando e como os pagamentos do seu 13º salário serão realizados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis