7 de setembro: feriado ou ponto facultativo? Qual a diferença?
Entenda a diferença entre ambos e como deve ser o expediente de trabalhoO Dia da Independência do Brasil ocorre no próximo sábado, dia 07 de setembro. A data celebra a ocasião em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil de Portugal, em 1822. Muitas pessoas ficam em dúvida se trata-se de um feriado ou ponto facultativo.
Com o status de feriado nacional, o 7 de setembro garante aos trabalhadores o direito à folga (no dia ou posterior) ou, em caso de jornada normal na data, remuneração em dobro. Essas regras estão previstas nos artigos 8º e 9º da lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949.
Mas, afinal qual é a diferença entre feriado e ponto facultativo? Vamos explicar a seguir.
Feriado X Ponto facultativo
Vamos explicar então o que é cada um. O ponto facultativo é aquele em que o empregador pode decidir se dará ou não o dia de folga aos seus empregados.
Já o feriado é uma data decretada e oficializada nos calendários nacionais, estaduais e municipais, tornando obrigatória a dispensa de serviço nestes dias. Contudo, em algumas situações a lei permite o trabalho nos feriados.
Trabalho nos feriados
Antes de determinar se os funcionários devem trabalhar no feriado, é preciso verificar se a empresa se enquadra na lista de serviços em que o trabalho é permitido nessas datas.
De acordo com a legislação, se a atividade não é de interesse público, não tem exigência técnica específica ou não se enquadra nas atividades autorizadas a trabalhar no feriado. Portanto, o empregado não tem a obrigação de trabalhar nessa data, mas caso o faça, deve ganhar mais.
Além disso, caso o empregado seja escalado para trabalhar no feriado, ou mesmo acionado para trabalho home office, a empresa deve pagar o valor do dia de serviço em dobro caso não haja folga compensatória em outro dia.
De acordo com a lei trabalhista, quando o colaborador precisa trabalhar em feriados civis e religiosos, deverá receber o seu valor de hora em dobro.
Contudo, há exceções nos casos em que a empresa determina que o descanso poderá ser usufruído em uma outra data, mas isso deve ser previsto em acordo ou convenção coletiva da categoria.
Confira os próximos feriados nacionais
- 07 de setembro: Independência do Brasil.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.
- 02 de novembro: Finados.
- 15 de novembro: Proclamação da República
- 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
- 25 de dezembro: Natal.
Próximos pontos facultativos
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).