Programa Bolsa Família no Território reúne grupo social Mulheres do Sol
O CRAS do Sol Nascente e a secretaria de desenvolvimento do GDF participaram da reunião na comunidade Sol Nascente na última segunda-feiraA roda de conversa do projeto do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reuniu cerca de 40 membros do grupo social Mulheres do Sol. O projeto leva informações sobre o Programa Bolsa Família para os territórios mais remotos.
O CRAS do Sol Nascente e a secretaria de desenvolvimento do GDF participaram da reunião na comunidade Sol Nascente na última segunda-feira (02.09).
Eutalia Barbosa, diretora de condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, sanou dúvidas sobre o funcionamento do programa para as mulheres do coletivo. Ela também mencionou critérios importantes para o Bolsa Família, como condições de educação, assistência social e saúde, bem como a atualização do Cadastro Único.
Durante o encontro, ela disse: “É muito importante o processo de atualização do Cadastro Único, porque é através das informações contidas nele que se torna possível organizar a distribuição de renda de forma adequada às famílias”.
E seguiu: “É a forma de a gente enxergar o Brasil como ele é, e desenvolver instrumentos para melhor atender a população, como ocorre com o Bolsa Família”.
Representantes dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Mulheres e da Saúde também participaram da reunião. As assessorias de Participação Social e Diversidade do MDS orientaram a atividade.
Eles foram criados para fortalecer os mecanismos e instâncias democráticas para discussão e cooperação entre a sociedade civil e o governo federal. A Jéssica Leite, chefe da assessoria de Participação Social e Diversidade do MDS, e Erika Santos, assessora, participaram do encontro.
Milhões de famílias já foram salvas da fome pelo programa de transferência de renda mais conhecido do Brasil, o Bolsa Família.
Em 2023, o governo federal relançou o programa com intuito de dar mais proteção para as famílias, usando um modelo de benefício que leva em consideração o tamanho e as características das famílias.
O objetivo do Programa Bolsa Família no Território é informar a população sobre o direito de receber benefícios sociais básicos, como saúde e educação, bem como ouvir as necessidades das pessoas com base nas suas próprias comunidades. Para atingir esse objetivo, o projeto espera promover a participação social para melhorar as políticas sociais.