13º salário: veja até quando seu empregador pode liberar saldo

Pagamentos do 13º salário precisam ser feitos dentro do cronograma estipulado por lei. Veja o que se sabe sobre as liberações
- Anúncio -

Um dos momentos mais esperados por boa parte dos trabalhadores brasileiros, certamente é o recebimento do 13º salário. Trata-se de um saldo extra liberado normalmente no final do ano, como uma espécie de adicional do salário mínimo regular.

Boa parte dos trabalhadores brasileiros formais ainda não conseguiu receber o 13º salário nesse ano de 2024. Em tese, no entanto, não há nada de errado com isso. De acordo com as informações oficiais, ainda estamos dentro do prazo do pagamento desse benefício extra.

Até quando empregador pode realizar pagamento

Mas é importante lembrar que os empregadores precisam respeitar os cronogramas de pagamento do 13º salário. E esse cronograma varia de acordo com a quantidade de parcelas que serão liberadas.

Explica-se: o empregador tem a opção de pagar o 13º salário a seus trabalhadores em uma parcela única, ou dividindo em duas parcelas diferentes.

Caso a opção seja por pagar o saldo por meio de uma parcela única, esse dinheiro precisa ser depositado na conta do trabalhador até o próximo dia 20 de dezembro, ou seja, até antes das festas de final de ano.

Mas se o empregador optar por pagar o saldo em duas parcelas diferentes, a situação muda. Vale frisar que a primeira parcela precisa ser liberada até o dia 30 de novembro de 2024, e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Caso o empregador não pague seu 13º salário dentro da data estipulada por lei, ele pode ser denunciado na Justiça do Trabalho, ou mesmo no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Calculando o 13º salário

Nem todo mundo recebe os mesmos valores para o 13º salário. Para saber quanto você vai receber de adicional, é preciso realizar uma pequena equação, que vai levar em consideração o valor do seu salário bruto.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário em 2024, basta pegar esse valor do salário bruto e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa pequena equação e multiplicar pela quantidade de meses que você trabalhou nesse ano. Imagine, por exemplo, que você trabalhou por seis meses em 2024. Nesse caso, você vai multiplicar o valor por 6. O resultado dessa pequena equação é o valor do seu 13º salário neste ano.

Como dito, o 13º salário pode ser dividido em duas parcelas. Nesse caso, você receberá 50% do valor na primeira rodada, e 50% na segunda. Mas note que no segundo pagamento poderão existir os abatimentos relacionados ao Imposto de Renda e ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis