Lula critica Campos Neto após fala sobre salário mínimo

Em declaração, presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar Roberto Campos Neto após fala sobre o salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar recentemente sobre o processo de elevação real do salário mínimo durante seu governo. A nova fala ocorreu durante a inauguração de um polo petroquímico da Petrobras em Itaboraí, no Rio de Janeiro.

Desta vez, o chefe de estado aproveitou o momento para voltar a criticar o presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto, por dizer que a inflação poderia aumentar, caso o salário mínimo subisse mais uma vez.

“Vem o cara do Banco Central e diz que não pode aumentar o salário mínimo porque pode causar inflação. Eu fico pensando onde que essas pessoas estudaram? Qual a formação essas pessoas tiveram?”, questionou Lula. 

“Em que Deus essas pessoas acreditam? Será que é verdade que elas acreditam em Deus? Não é possível que alguém cristão seja tão insensato, desumano, pense tanto só em si”, enfatizou o petista.

Previsão do governo federal para o salário mínimo

Destaques sobre *** por e-mail

Recentemente, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o seu plano de orçamento para o ano de 2025. Esse é o documento que apresenta todas as previsões de despesas e gastos do poder executivo para o próximo ano, incluindo o salário mínimo.

De acordo com esse documento, o salário mínimo será elevado dos atuais de R$ 1.412 para R$ 1.509. Estamos falando, portanto, de um aumento de quase 7%. Trata-se  de uma elevação real, assim como prometido pelo presidente Lula nas eleições de 2022.

A definição do salário mínimo atualmente leva em consideração o Plano Nacional de valorização, texto que foi aprovado pelo congresso nacional e sancionado pelo presidente Lula ainda no ano passado. Esse documento prevê que o piso deve ser definido por duas frentes. São elas:

  •  a inflação do ano anterior;
  •  o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes

“Quero, de verdade, fazer com que nesse país todos possam acordar, tomar café da manhã, almoçar. No fim de semana, ir em restaurante. Qual é o crime de as pessoas viverem bem?”, seguiu o presidente. 

“Qual é o crime de dizer que a filha da empregada doméstica tem que ter a mesma oportunidade que a filha da patroa?”, questionou Lula.

Inflação

Existe uma ala de economistas que defende que o aumento do salário mínimo tem impacto negativo para a inflação de uma maneira geral.

Isso não significa necessariamente uma crítica ao aumento do salário mínimo, mas uma constatação econômica. Por isso, esses economistas defendem que ao elevar o salário mínimo, o governo e o Banco Central também precisariam apresentar medidas em conjunto para evitar um aumento desordenado da inflação.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis