Golpe da falsa inscrição no Auxílio-gás assusta usuários; veja como evitar

Auxílio-gás nacional é um dos principais programas de transferência de renda do país. Novo golpe assusta cidadãos brasileiros

Receber o Auxílio-gás nacional de R$ 100 a cada dois meses certamente é algo que muitos brasileiros queriam. Afinal de contas, esse dinheiro pode fazer a diferença no orçamento de cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Na ânsia por conseguir receber o benefício, é natural que muitas pessoas acabem acreditando em promessas fáceis. Uma dessas promessas, aliás, começou a circular com mais força nas últimas semanas em redes sociais, sobretudo no Facebook.

O anúncio

De acordo com relatos de usuários, o anúncio em questão afirma que o cidadão precisa clicar em determinado link para realizar a inscrição no Auxílio-gás nacional de maneira remota, ou seja, através da internet.

“Se inscreva agora no auxílio vale gás 2024 novo Bolsa Família. Até R$102 adicionais”, diz o anúncio que já conta com milhares de compartilhamentos. 

Destaques sobre *** por e-mail

Fake News sobre Auxílio-gás

Contudo, o fato é que o determinado anúncio se trata de uma fake news. Criminosos estão se aproveitando da fragilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social para tentar enganá-las, e conseguir dinheiro através desse sistema.

O próprio Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás nacional, também já confirmou que não libera esse tipo de inscrição no benefício social.

Como se inscrever no Auxílio-gás nacional corretamente

A boa notícia é que existem maneiras simples e práticas de tentar entrar para o sistema de recebimento do Auxílio-gás nacional. Atualmente, o programa atende pessoas que cumprem os seguintes critérios:

  •  ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  •  residir com menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  •  ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Caso você ainda não tenha uma conta no Cadúnico, a dica é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através dessa lista que o poder executivo seleciona as pessoas para participar de programas sociais como o Auxílio-gás nacional.

Em resumo, para você fazer parte do benefício, a primeira dica é entrar no Cadúnico para que você passe a ter uma chance. Se você já está no cadastro, basta esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome.

Hoje, estima-se que algo em torno de 5 milhões de brasileiros recebam o Auxílio-gás nacional de forma bimestral, ou seja, sempre a cada dois meses.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis