Alerta: FGTS é alvo de golpistas
Este dinheiro só pode ser utilizado em circunstâncias como demissão, aposentadoria e financiamento de imóveisO FGTS é uma conta que recebe uma quantia em dinheiro todos os meses, vinculada ao contrato de trabalho. Esses depósitos são obrigatórios para proteger financeiramente o trabalhador demitido sem justa causa. Os depósitos correspondem a 8% de todos os rendimentos do trabalhador no mês, como salário, abonos, gorjetas e 13° salário.
Este dinheiro só pode ser utilizado em circunstâncias como demissão, aposentadoria e financiamento de imóveis. O FGTS é alvo de golpistas que tentam sacar o dinheiro, pois é uma conta que acumula valores e que o trabalhador não acessa com frequência.
Os golpistas conseguem sacar dinheiro do FGTS de outras pessoas ao se passarem pelo trabalhador. Isso ocorre principalmente com vazamento de dados, como o vazamento de dados massivo de 2021, que expôs informações de 223 milhões de números de CPF. Com o nome e o CPF, o golpista consegue se cadastrar no FGTS.
Se conseguem acessar o dinheiro, transferem os recursos para outras contas. Fraudadores frequentemente enviam mensagens pedindo dados das vítimas para acessar contas ou persuadi-las a transferir o saldo do FGTS para suas próprias contas.
Para evitar fraudes, é importante desconfiar de pedidos de informações pessoais ou bancárias e manter o cadastro no FGTS sempre atualizado para evitar o uso indevido dos seus dados.
Veja abaixo o passo a passo para a realização desta tarefa: Algumas outras dicas de segurança incluem: Use apenas os canais oficiais da Caixa para obter informações sobre o FGTS.
Não compartilhe dados ou senhas com sites não oficiais ou pessoas que se passam por funcionários através de telefone ou mensagem.
Não abra links de números desconhecidos no WhatsApp, e-mail ou SMS. A Caixa não envia links por SMS e só envia e-mails com autorização do cliente. Não confiar em mensagens sensacionalistas ou urgentes.
A Caixa ressalta que:
Não peça a senha entrando em contato. Não aceitamos cartões cancelados, com defeito, vencidos ou danificados. Não solicite depósitos em contas bancárias aos clientes. Não envie links por mensagem de texto;
Não mande links para atualizar seus dados, desbloquear contas ou cadastrar a chave Pix. Não nos contate pedindo para desbloquear um novo dispositivo para acessar apps ou sistemas do banco. Não baixe aplicativos que não sejam os oficiais da Caixa.