Cartão do CadÚnico oferece muitos benefícios

Com o CadÚnico, você pode se cadastrar em programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e Tarifa Social de Energia Elétrica

Atualmente, mais de 30 programas sociais beneficiam cerca de 43 milhões de famílias no Brasil em 2024, sendo essencial o uso do cartão do Cadúnico para acessar esses benefícios. Com o Cadastro Único, você pode se cadastrar em programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa podem se cadastrar no cartão do CadÚnico, enquanto as que têm rendimentos maiores podem se inscrever em outros programas e serviços.

Essa ferramenta governamental visa garantir mais assistência e qualidade de vida para a população.

A inscrição para o cartão do CadÚnico é gratuita e pode ser feita pessoalmente no CRAS ou em outros postos de atendimento da cidade onde a família mora. O responsável deve comparecer ao local com os documentos de todos os membros da família que moram juntos.

Pessoas que vivem sozinhas podem se inscrever também. Se alguém fez o cadastro sozinho, mas mora com a família, precisa cancelá-lo e fazer um novo incluindo todos os residentes. Depois de cancelar, vá ao posto de cadastramento com toda a família para se inscrever. Lista de beneficios.

Destaques sobre *** por e-mail

Quem está no CadÚnico pode se inscrever em programas e benefícios sociais:

Bolsa Família; Minha Casa Minha Vida; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental; Carta Social; Carteira do Idoso;

]Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; Passe Livre para pessoas com deficiência; PETI – ​Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Programa Brasil Carinhoso; Programa de Cisternas; Pro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Telefone Popular.

Quem pode solicitar o Cartão do CadÚnico?

Famílias que atendem aos critérios de renda e composição familiar definidos pelo Governo Federal têm direito ao Cadastro Único. A renda mensal por pessoa da família deve ser de no máximo meio salário mínimo, ou a renda total da família não pode ser superior a três salários mínimos.

Famílias em situação de rua, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e idosos que vivem sozinhos podem se cadastrar no CadÚnico. Se a família se enquadrar nas condições necessárias, deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência.

É comum ter várias unidades pela cidade para atender bem cada região. É necessário se inscrever no CadÚnico. Ter alguém encarregado de responder às perguntas do registro familiar. O responsável familiar, de preferência uma mulher, precisa apresentar CPF ou Título de Eleitor.

Exceção: Responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer um dos documentos abaixo. Não é necessário o CPF ou o Título de Eleitor.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis