O novo grupo que pode ser contemplado pelo Bolsa Família
Por meio de nota técnica, governo federal anunciou que novo grupo poderá passar a fazer parte do Bolsa Família em breveMuito em breve, o Bolsa Família poderá atender a um novo grupo de usuários. Atualmente, o benefício já chega a pouco mais de 20,8 milhões de brasileiros, segundo informações mais recentes divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Em regra geral, o Bolsa Família precisa atender apenas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social que tenham conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e que tenha uma renda per capita que até R$ 218.
Líbano
Por meio de anota técnica, o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, disse que o programa pode passar a atender também pessoas que estão sendo repatriadas do Líbano.
No domingo (6), o governo federal conseguiu trazer o primeiro grupo de repatriados do Oriente Médio. O Líbano passa nesse momento por uma série de explosões realizadas por Israel. Por isso, vários brasileiros que residem naquele país querem voltar ao solo nacional.
Em entrevista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que todos os brasileiros que residem no Líbano nesse momento poderão voltar ao Brasil se assim quiserem. Novos voos estão sendo programados para os próximos dias.
O Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que, havendo necessidade de amparar as famílias que estão sendo repatriadas, o governo federal deverá liberar uma inscrição no Cadúnico, e uma liberação do Bolsa Família para esse público.
“O Ministério do Desenvolvimento Social escalou um time de assistentes sociais para casos em que a família não tenha mais vínculos definidos no Brasil. Se for necessário, a pasta atua numa política de abrigamento e avalia situações de vulnerabilidade para agilizar acesso ao Cadastro Único e a programas como o Bolsa Família”, diz o texto.
Bolsa Família
É possível, por exemplo, que os repatriados do Líbano comecem a receber o Bolsa Família já a partir desse mês de outubro, mais precisamente a partir do próximo dia 18. Essa é a data marcada para a retomada das liberações do benefício social para o público regular.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de outubro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).