Quando vou receber 1ª parcela do 13º salário? Veja o que diz a lei

Trabalhadores brasileiros estão ansiosos com as projeções de pagamento do 13º salário. Veja o que se sabe até aqui sobre os repasses

Você já sabe quando vai receber o 13º salário? Com a proximidade do final do ano, é natural que vários trabalhadores já comecem a fazer as contas e os planejamentos orçamentários com esse saldo. Milhões de pessoas podem receber o benefício extra em conjunto com o salário regular.

O fato, no entanto, é que não existe uma data única para o pagamento 13º salário. No final das contas, o empregador pode escolher a data exata para realizar o seu repasse, desde que respeite os prazos máximos permitidos pela Consolidação das leis do Trabalho (CLT).

Os prazos do 13º salário

Caso o seu empregador opte por repassar o seu 13º salário todo de uma só vez, as regras indicam que esse pagamento unitário precisa ser feito até o dia 20 de dezembro, ou seja, até antes das festas de final de ano.

Entretanto, caso o seu empregador opte por repassar o seu 13º salário em duas parcelas diferentes ao longo do ano, saiba que nesse caso a situação muda. Segundo as regras gerais, ele precisa repassar a primeira parcela até o dia 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro, ou seja, também até antes das festas de final de ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Caso seu empregador não obedeça as datas listadas acima, você pode entrar na Justiça do Trabalho contra a empresa. Caso os atrasos do 13º salário atinjam vários empregadores de uma só vez, a dica é entrar com ação no Ministério Público do Trabalho (MPT)

Os valores do 13º salário

Para além da data, outro ponto que também costuma variar a depender de cada caso é o valor pago dentro do sistema do 13º salário. Para saber quanto vai ganhar em 2024, o cidadão precisa se basear no valor do seu salário mensal, e também no número de meses trabalhados durante o ano.

A equação é simples: pegue o valor do seu salário mensal e divida por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, é preciso pegar esse resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou durante este ano.

Imagine, por exemplo, que você trabalhou por sete meses em 2024. Neste caso, o cidadão vai poder multiplicar o valor por 7. O resultado final dessa equação será o valor do seu 13º salário.

Como dito, o empregador pode optar por pagar esse valor em duas parcelas diferentes. Caso isso aconteça, a primeira rodada precisa compreender 50% do valor total, e a segunda rodada precisa compreender os outros 50%, descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis