Governo considera incluir repatriados no CadÚnico e programas sociais

No último domingo (6), o primeiro grupo de repatriados do Líbano desembarcou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25
- Anúncio -

O governo federal está considerando inserir os brasileiros repatriados do Líbano em programas sociais, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Bolsa Família. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto em nota emitida no domingo, dia 6.

A nota diz que “O Ministério do Desenvolvimento Social escalou um time de assistentes sociais para casos em que a família não tenha mais vínculos definidos no Brasil.”

E continuou: “Se for necessário, a pasta atua numa política de abrigamento e avalia situações de vulnerabilidade para agilizar acesso ao Cadastro Único e a programas como o Bolsa Família”

No último domingo (6), o primeiro grupo de repatriados do Líbano desembarcou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25, horário de Brasília. O grupo era composto por 228 pessoas, além de três animais de estimação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e suas equipes ministeriais receberam os passageiros que chegaram. O avião partiu do Líbano no sábado passado, no dia 5, e fez uma breve parada em Portugal para uma manutenção técnica antes de prosseguir para o Brasil, chegando no domingo, dia 6.

Chegada dos brasileiros repatriados ao Brasil

Os integrantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde foram enviados pelo governo federal para oferecer atendimentos emergenciais e atualizar a caderneta de vacinação dos passageiros no local. Os profissionais foram agrupados em equipes compostas por homens e mulheres que falam português, árabe ou francês.

Funcionários da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Receita Federal foram designados para ajudar no processo de imigração dessas pessoas.

O governo federal enviou à Base Aérea de São Paulo um grupo de 35 profissionais de diferentes ministérios para atender às necessidades dos passageiros, incluindo os da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Direitos Humanos, Relações Exteriores e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis