13º salário: veja como vai funcionar liberação da 1ª parcela

Milhares de trabalhadores brasileiros estão ansiosos pela liberação do 13º salário neste ano de 2024. Entenda as regras

Quando você vai receber a primeira parcela do 13º salário neste ano de 2024? Milhares de brasileiros já estão fazendo as contas com esse dinheiro. A verdade é que o adicional, pago junto com os repasses regulares, pode fazer muita diferença no orçamento.

Entretanto, também é fato que não existe uma data exata para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. De acordo com especialistas em direito trabalhista, cada empregador pode escolher a data exata para liberação desse benefício extra.

Ao empregador, cabe apenas a obrigação de não ultrapassar a data limite exigida pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). De acordo com esse documento, a primeira parcela do benefício extra precisa ser liberada na conta do trabalhador até o próximo dia 30 de novembro.

Número de parcelas

Em regra geral, o empregador pode optar por pagar o 13º salário em duas parcelas, ou todo de uma só vez. Caso ele opte por liberar o saldo em duas rodadas, a primeira precisa ser liberada até 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.

Destaques sobre *** por e-mail

No entanto, caso seu empregador opte por pagar o 13º salário todo de uma só vez, o saldo pode ser liberado até o próximo dia 20 de dezembro. Em todos os casos, o cidadão precisa receber o valor completo até antes das festas de final de ano.

Calculando o seu valor do 13º salário

Para além da questão das datas, outro ponto que também varia é o valor liberado dentro do sistema do 13º salário. Cada empregado recebe um patamar diferente, de acordo com algumas questões específicas.

Entre outros pontos, você precisa considerar o valor bruto do seu salário mensal, e também a quantidade de meses em que você trabalhou no determinado ano. Quanto maior o tempo de trabalho, maior será o seu 13º salário.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário em 2024, é preciso pegar o valor bruto do seu salário mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar esse resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou nesse determinado ano. Se você trabalhou por 4 meses, por exemplo, deve multiplicar por 4. O resultado dessa equação é o valor do seu 13º salário. 

Caso seu empregador opte por pagar o saldo em duas parcelas,  a primeira vai corresponder a 50% do patamar total. Já a segunda vai corresponder aos outros 50% descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis