Cadúnico tem endereço atualizado e cidadão precisa ficar de olho

Central do Cadúnico é o local em que o cidadão podo realizar procedimentos importantes como a atualização cadastral neste ano de 2024
- Anúncio -

Cidadãos precisam ficar atentos ao processo de mudança no endereço do central do Cadúnico. É justamente nesse local em que o indivíduo pode realizar procedimentos importantes como a atualização cadastral para não perder o direito de receber benefícios de transferência de renda.

A mudança de local, no entanto, não é válida para todas as cidades do país. Nessa semana,  a alteração foi confirmada apenas  pela prefeitura de Bauru, em São Paulo. De acordo com as informações oficiais, o local foi alterado desde a semana passada. 

O novo endereço

Destaques sobre *** por e-mail

“Os atendimentos, que eram na Praça das Cerejeiras, foram transferidos para o Calçadão da Rua Batista de Carvalho, 2-34, no Centro”, disse a Prefeitura de Bauru.

“A mudança tem como principal objetivo melhorar a qualidade do atendimento aos usuários e das condições de trabalho aos servidores”, segue a gestão municipal.

“O novo prédio fica no Centro, com maior disponibilidade de transporte público, e o imóvel conta com salas climatizadas, acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiro adaptado, sala ampla para arquivos e espaço amplo para atendimento ao público.”

O Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. É através desse sistema que o poder executivo consegue entender quem são as pessoas que estão precisando da ajuda estatal neste momento.

O Cadúnico serve de base para a seleção de vários programas sociais e previdenciários, como é o caso do Bolsa Família, do Auxílio-gás nacional, da Tarifa Social de Energia Elétrica, e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Embora o Cadúnico seja uma lista gerida pelo governo federal, o processo de inscrição é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Por isso, os municípios têm autonomia no processo de definição do local de atendimento.

Já estou no Cadúnico

Mesmo as pessoas que já fazem parte do Cadúnico precisam atentar para as regras de atualização. De acordo com o governo federal, é preciso atualizar o sistema sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família.

Uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço, ou até mesmo uma alteração na escola dos filhos são informações que precisam ser atualizadas sempre que ocorrerem dentro do sistema do Cadúnico. Na maioria das vezes, esse processo de atualização precisa ocorrer de maneira presencial em local indicado pela prefeitura da sua cidade. 

Na grande maioria dos casos, esse tipo de atendimento ocorre nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis