Ministro se pronuncia sobre mudanças no seguro-desemprego
Ministro do trabalho Luiz Marinho (PT) fez nova declaração em relação às supostas mudanças no seguro-desempregoO seguro-desemprego vai passar por algumas alterações? Essa é uma pergunta que certamente está passando na cabeça de muitos brasileiros nesse momento. Afinal de contas, vem circulando na mídia uma série de notícias relacionadas a esse tema.
Em entrevista recente, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) revelou que a equipe econômica do governo federal está trabalhando em uma série de mudanças no sistema de gastos públicos. Segundo ela, alguns programas sociais e direitos dos trabalhadores podem estar na mira.
Isso não significa necessariamente que os trabalhadores perderão o direito de receber algum benefício específico. Contudo, é possível que alguns desses saldos passem por reajustes tanto nas regras de entrada, como também nos valores que são pagos aos cidadãos.
Mudanças no seguro-desemprego
Desde que a ministra Simone Tebet concedeu essa declaração, muita gente começou a se preocupar com os pagamentos do seguro-desemprego, por exemplo. Este é o saldo liberado a trabalhadores que acabaram de perder o emprego, e que precisam dessa ajuda enquanto não conseguem um novo trabalho.
Embora não tenha citado diretamente o seguro-desemprego na lista de programas que podem passar por alterações, informações de bastidores indicam que o ministério da Fazenda já estaria realizando estudos para saber o que fazer para resolver o problema do déficit fiscal a partir desse benefício.
Ministro se pronuncia sobre seguro-desemprego
No meio de tanta discussão em torno do tema, o ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT) resolveu usar as suas redes sociais para afirmar que toda essa história não passaria de uma “fake news”.
“FAKE NEWS: O Ministério do Trabalho e Emprego NÃO cogita ou realiza QUALQUER debate sobre o fim da multa rescisória, paga ao trabalhador e à trabalhadora após a demissão, ou sobre a redução do FGTS.”, escreveu.
Mas é fake News?
De fato, o ministro do trabalho acerta ao afirmar que não existe uma discussão sobre mudanças no FGTS ou no seguro-desemprego acontecendo dentro do Ministério do Trabalho. Mas também é fato que os veículos de mídia não chegaram a dizer que essa pasta estaria estudando mudanças.
Desde o início de toda essa história, veículos de imprensa afirmam que a discussão envolvendo possíveis mudanças no FGTS e no seguro-desemprego estaria acontecendo nos ministérios do Planejamento e da Fazenda, comandados respectivamente pela ministra Simone Tebet e pelo Ministro Fernando Haddad.
O fato geral, no entanto, é que nenhuma mudança tanto no FGTS como no seguro-desemprego está contratada. Pelo que se sabe até aqui, esse assunto ainda vai precisar passar pelo crivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de começar a valer de fato.