A polêmica proposta de Trump para o Imposto de renda nos EUA

Proposta feita pelo ex-presidente para o imposto de renda nos Estados Unidos vem repercutindo mundialmente entre economistas
- Anúncio -

Em uma conversa descontraída em um podcast nos Estados Unidos, o ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump  falou sobre uma série de temas específicos, e alguns deles vêm chamando atenção. É o caso, por exemplo, da sua proposta para o Imposto de Renda.

Na entrevista, Donald Trump voltou a dizer que prefere acabar com o imposto de renda, e inserir algumas taxas no lugar. Essa proposta não chega a ser uma novidade. O republicano já havia falado sobre o assunto durante um programa recente na emissora Fox News.

Na ocasião, ele disse que “na década de 1890, quando o país era relativamente o mais rico que já existiu, tinha todas as tarifas, mas não tinha imposto de renda”.

“Por volta do início dos anos 1900, eles mudaram estupidamente para um imposto de renda francamente. E você sabe por quê? Porque os países estavam colocando muita pressão sobre a América”, seguiu Trump.

Imposto de Renda sobre gorjetas

Durante toda a sua campanha presidencial, Donald Trump vem tentando colar a imagem de que será um presidente que vai reduzir ou até mesmo acabar com uma série de impostos.

Recentemente, por exemplo, ele já havia defendido a isenção de impostos sobre gorjetas depois de uma conversa com uma garçonete na cidade de Las Vegas. Essa proposta também foi confirmada durante a Convenção Nacional Republicana em Milwaukee.

É importante notar, no entanto, que essas indicações de Donald Trump não dependem apenas dele. De acordo com a legislação dos Estados Unidos tais mudanças precisariam passar pela aprovação do congresso do país, que costuma ser bem dividido no final das contas.

Imposto de Renda no Brasil

Longe dos Estados Unidos, mais especificamente em um país chamado Brasil, também existe uma certa discussão sobre mudanças no sistema do Imposto de Renda. Por aqui, no entanto, a discussão não é sobre acabar com esse tipo de cobrança, mas apenas para realizar algumas alterações.

De acordo com informações de bastidores, o Ministério da Fazenda brasileiro está neste momento avaliando a possibilidade de aplicar mudanças no sentido de permitir que os mais pobres paguem menos impostos e os mais ricos comecem a pagar mais taxações de renda.

A medida também precisaria ser aprovada pelo congresso nacional, e permitiria que todos os trabalhadores brasileiros que recebem até R$ 5 mil por mês sejam isentos do pagamento  do Imposto de Renda. Essa, aliás, foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis