domingo,
26 de outubro de 2025

FGTS: Multa de 40% vai deixar de ser paga? Governo responde

Multa de 40% paga aos trabalhadores demitidos sem justa causa entrou no centro do debate no governo federal

- Anúncio -

Por que boa parte dos brasileiros quer ser um trabalhador formal? A resposta mais simples para essa pergunta é óbvia: o cidadão que atua com carteira assinada no regime CLT normalmente possui alguns benefícios garantidos, como é o caso do pagamento de 40% da multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Esse benefício não é novo e já faz parte da vida de milhões de trabalhadores brasileiros. Ele é pago quando o cidadão é demitido sem justa causa. Nesse caso, o empregador passa a ter a obrigação de pagar esse montante ao beneficiário.

A ideia é ajudar o trabalhador justamente em um momento de dificuldade. Afinal de contas, ele acabou de ser demitido e certamente vai levar um tempo até conseguir um novo trabalho. Nesse sentido, a multa do FGTS pode fazer muita diferença na vida do cidadão.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Multa do FGTS

Nos últimos dias, no entanto, começou a circular nas redes sociais uma informação de bastidor que indica um possível fim desse benefício aos trabalhadores.

De acordo com essas informações de bastidores, confirmada por vários veículos de imprensa, a equipe econômica do governo federal estaria nesse momento trabalhando na possibilidade de acabar com a multa de 40% do FGTS.

O motivo seria justamente a tentativa de equilibrar as contas públicas. Com o fim desse pagamento, o governo federal poderia economizar muito dinheiro, o que poderia ajudar no cumprimento das regras estabelecidas pela arcabouço fiscal.

Mas multa do FGTS vai acabar?

Mas até que ponto essa história é verdade? Por meio de uma postagem nas redes sociais, o ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT) disse que todo esse assunto não passaria de uma “fake news”.

“FAKE NEWS: O Ministério do Trabalho e Emprego NÃO cogita ou realiza QUALQUER debate sobre o fim da multa rescisória, paga ao trabalhador e à trabalhadora após a demissão, ou sobre a redução do FGTS.”

Ministério da Fazenda

De todo modo, vale frisar que existe um debate dentro da equipe econômica em relação a uma série de benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas. Mesmo mudanças no FGTS estão na mesa de debates tanto do Ministério da Fazenda como também do Ministério do Planejamento.

A informação, aliás, foi confirmada pela ministra Simone Tebet recentemente:

“Tudo está na mesa, nada está interditado, a não ser a valorização do salário mínimo e a desvinculação da aposentadoria [do salário mínimo]”, disse Tebet.

“ Quando a gente fala de desvinculação, a gente não fala da aposentadoria, mas dos outros benefícios temporários”, disse Tebet, referindo-se ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), abono salarial, seguro-desemprego, auxílio doença.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado