13º salário em 2024: veja datas, valores e regras gerais

Trabalhadores de todo o país estão ansiosos para o recebimento do 13º salário para este ano de 2024. Veja o que se sabe até aqui
- Anúncio -

Com a proximidade do final do ano, é natural que trabalhadores de todo o país comecem a contar com os pagamentos do 13º salário. Esse tipo de adicional é esperado por milhares de pessoas e pode fazer uma grande diferença no orçamento.

O 13º salário é uma espécie de adicional normalmente pago na reta final do ano. Em regra geral, os empregadores precisam seguir algumas normas para que todos os cidadãos sejam atendidos de maneira justa. Mas quais são essas regras?

Quando o 13º salário precisa ser pago

De acordo com as regras estabelecidas pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o seu empregador pode optar por pagar o 13º salário em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes.

Caso o seu empregador tenha optado por pagar o saldo todo de uma vez, saiba que a liberação precisa ser feita na sua conta até o próximo dia 20 de dezembro. Se ele optar por pagar o saldo em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser liberada até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Note que, independente da decisão do seu empregador, todos os trabalhadores precisam receber o 13º salário de maneira completa em suas contas até antes das festas de final de ano, como natal e Ano Novo.

Qual é o valor do 13º salário?

O valor do 13º salário varia a depender da situação de cada trabalhador. Em regra geral, o cidadão vai precisar se basear na quantidade de meses trabalhados nesse ano de 2024, e também no valor do seu salário mensal.

Para saber qual é o valor pago dentro do seu 13º salário, o cidadão precisa pegar o seu salário mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e dividir pela quantidade de meses em que você trabalhou durante o ano. Se você trabalhou por seis meses, por exemplo, vai precisar multiplicar por seis.

O resultado dessa equação é justamente o valor que você tem direito de 13º salário. Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com o setor financeiro da sua empresa. 

Divisões

É importante destacar que, se o seu empregador optar por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, os valores também variam.

Neste caso, a primeira parcela vai corresponder a 50% do patamar que você tem direito. Já a segunda rodada vai corresponder aos outros 50%, descontados os patamares do imposto de renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis