Moradores de Camaquã garantem direito ao saque-calamidade
Desta vez, a autorização para o saque foi provocada pela pequena explosão na cidade, ocorrida em 25 de setembro de 2024Na manhã da última terça-feira, 19, um alívio sobre os moradores de Camaquã: a Prefeitura, em parceria com a Defesa Civil, trouxe boas novas. A Caixa Econômica Federalautorizou para que os trabalhadores da região pudessem acessar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), devido a situação de calamidade.
Desta vez, a autorização para o saque foi provocada pela pequena explosão na cidade, ocorrida em 25 de setembro de 2024.
Agora você pode solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), mas não se esqueça: o prazo final para garantir seu benefício é 23 de janeiro de 2025. O trabalhador pode solicitar a liberação do FGTS pelo aplicativo dedicado, e o montante é então transferido para a conta da instituição financeira que ele preferir.
O saque calamidade possibilita que o cidadão acesse até R$ 6.220 de cada conta do FGTS que tenha em seu nome, sempre respeitando o limite do saldo que estiver disponível.
Desastres naturais e saque-calamidade do FGTS
O saque-calamidade do FGTS por desastre natural foi criado pelo Decreto 5.113/2004 e tem em sua base alguns fatores que são considerados como desastre natural, sendo eles:
- enchentes ou inundações graduais;
- enxurradas ou inundações bruscas;
- alagamentos;
- inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- precipitações de granizos;
- vendavais ou tempestades;
- vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- tornados e trombas d’água;
- desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Confira como sanar dúvidas sobre FGTS
Dúvidas sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): Para mais detalhes sobre o saque-calamidade, recomenda-se consultar o site oficial do FGTS. Se precisar, os números de telefone da Caixa para contato são 4004 0104 (para chamadas de capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (para outras regiões do país).