Governo Federal adia divulgação do resultado do CNU
Prevista para esta quinta (21), a lista agora não tem nova data para ser divulgadaO Concurso Nacional Unificado (CNU) foi o mais recente concurso público lançado pelo Governo Federal, cujo modelo de prova deve ser similar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que o fez ficar conhecido como “Enem dos Concursos”.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado, inicialmente prevista para o dia 21 de novembro, “será ajustada”. A nota do MGI foi divulgada na quarta-feira, dia 20, véspera da data prevista.
O Ministério informou que um novo cronograma será divulgado ainda nesta quinta-feira, dia 21. Quando divulgado, o resultado poderá ser conferido pelos candidatos na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio. A seleção prevê 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
A prova ocorreu em 18 de agosto, nos 26 Estados e no Distrito Federal, após três meses de adiamento por conta da enchente no Rio Grande do Sul. O reembolso para candidatos que desistiram de realizar a prova ainda não tem data definida. As convocações estavam previstas para janeiro de 2025.
O concurso teve mais de 2 milhões de inscritos, mas pouco mais de 970 mil fizeram as provas.
Banco de candidatos
O concurso unificado terá um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Cada um dos oito blocos temáticos terá o dobro do número de vagas imediatas destinadas a banco de aprovados, com 13.280 candidatos listados.
Concurso CNU
Sob organização da Fundação Cesgranrio, são ofertadas 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, distribuídas entre 8 blocos temáticos.
Já os salários podem chegar a R$ 22,9 mil.
Além disso, convém lembrar que o concurso CNU registrou o total de 2.114.145 inscrições, sendo que apenas 970.037 candidatos compareceram à prova, o que levou a uma taxa de abstenção de 54,12%.
Por fim, é válido destacar que já foram iniciadas as tratativas de contratação da banca organizadora para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado, a ter realização em 2025.