Quais dados podem ser mudados no registro do MEI e como fazer?
O MEI é a maneira de formalizar seu negócio de forma simplificadaA figura do MEI (Microempreendedor Individual) foi criada como uma opção simplificada para quem deseja trabalhar por conta própria ou abrir seu próprio negócio, sem ficar na informalidade.
É uma alternativa segura para quem atua em uma profissão sem vínculo empregatício como artesão, confeiteiro, manicure, diarista, motorista de aplicativo e outras funções consideradas ‘trabalho informal’.
Quais são os benefícios que o MEI tem direito?
Ao se formalizar como MEI e estar em dia com as pendências o trabalhador passa a garantir os seguintes benefícios para si e para seus familiares:
- Aposentadoria por idade ou invalidez;
- Auxílio-Doença;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Pode negociar com órgãos públicos;
- Emissão de Nota Fiscal;
- Apoio técnico e suporte do Sebrae.
Cadastro do MEI
Mas, você sabia que o cadastro ocorre no Portal do Empreendedor do Governo e caso necessário algumas informações pessoais podem ter modificação? Pois é verdade!
O registro do Microempreendedor Individual (MEI) pode ser feito no site do governo de forma gratuita, simples e rápida, assim como qualquer alteração ou atualização de dados cadastrais preenchidos originalmente.
É fundamental que o microempreendedor mantenha suas informações atualizadas para não ter problemas no acesso do cadastro, mantendo seu negócio regularizado.
Quais dados do cadastro MEI podem ser modificados?
Dentre os dados que podem sofrer alterações estão informações como endereço (residencial ou comercial), documentos de identidade, ocupações, forma de atuação, telefones, e-mail, forma de atuação e capital social.
Todos estes podem receber correção no site sem qualquer ônus para o empreendedor.
Como alterar as informações no site?
A seguir, confira o passo a passo para modificar seu cadastro:
- Acesse o site do governo na página “Atualização Cadastral de MEI”, disponível na categoria “Já sou MEI”
- Clique em “Solicitar”;
- Em seguida, realize o login com seus dados e senha;
- Digite seu código de acesso do Simples Nacional
- Preencha o formulário com os novos dados;
- Clique em “Continuar”
- Por fim, na mensagem de confirmação que aparecerá, clique no botão “Certificado” para disponibilizar o CCMEI (registro do MEI) com as atualizações realizadas.
Em cada acesso será possível alterar apenas 8 campos por vez, sendo liberado 2 acessos à sessão de atualização cadastral por dia, atualizando então o total de 16 campos por dia.
Se precisar mexer em 14 campos, por exemplo, pode dividir em dois acessos sem problemas.