Banco anuncia SUSPENSÃO do consignado do INSS para esta modalidade; entenda
Sistema do consignado do INSS permite que o segurado tenha acesso ao dinheiro, e pague o valor creditado por meio de descontos mensais na folha de pagamentoUma das instituições financeiras mais tradicionais do país, o Banco Pan comunicou aos seus clientes que está suspendendo de maneira temporária a oferta do crédito consignado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O consignado é uma espécie de empréstimo em que o cidadão solicita a quantia, recebe o montante, e logo depois passa a ter que pagar o saldo de forma automática por meio de descontos diretos na folha de pagamento da aposentadoria ou do benefício que o cidadão recebe.
A decisão do Banco Pan
A decisão do Banco Pan de suspender a oferta do consignado é válida apenas para as solicitações que são feitas por meio de canais de correspondentes bancários.
Segundo a instituição, a decisão foi tomada devido “à elevação dos custos de captação, incompatíveis com o teto de juros atualmente em vigor”.
O atual teto de juros do consignado do INSS é de 1,66% ao mês para operações com desconto na folha e de 2,46% ao mês para operações por meio de cartão de crédito e de cartão consignado.
Na prática, isso significa que os segurados podem solicitar o consignado a qualquer taxa de juros a depender da instituição financeira. Mas essa taxa não pode ultrapassar o limite estabelecido pelo governo federal.
“Se isso se mantiver (a atual taxa de juros do consignado) por dois, três, quatro trimestres, aí começará a ter impacto na nossa carteira”, afirmou o CEO do Pan, Carlos Eduardo Guimarães, em entrevista ao Valor Econômico.
Entendendo a polêmica com o consignado
O Banco Pan é a primeira instituição financeira a decidir suspender, mesmo que temporariamente, a oferta do consignado em algumas de suas modalidades.
Toda a polêmica começou com a decisão do ministro da Previdência, Carlos Lupi de reduzir a taxa máxima de juros do consignado por causa das sucessivas reduções da taxa SELIC pelo Banco Central (BC).
A Selic é uma espécie de taxa mãe da economia brasileira. Sempre que o BC decide elevar ou reduzir essa taxa de juros, existe um impacto em todos os juros que são cobrados no Brasil imediatamente.
O ministro da Previdência decidiu que todas as vezes que a SELIC for reduzida, a taxa máxima de juros do consignado deve ser reduzida também quase em um mesmo patamar.
Contudo, o fato é que a taxa SELIC começou a entrar em um sistema de alta nos últimos meses, e o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) não aumentou até aqui a taxa máxima de juros do consignado.
Além do Banco Pan, outras instituições financeiras importantes já estão começando a fazer pressão no Governo Federal para que ele aplique um aumento na taxa de juros do consignado o quanto antes.