Cashback na conta de luz? Reforma Tributária pode trazer novidade para brasileiros

Sistema de cashback pode acabar beneficiando alguns grupos de brasileiros. Veja o que diz a proposta apresentada, e quem seria impactado pelo novo sistema
- Anúncio -

Milhões de brasileiros estão na expectativa em relação ao texto final da Reforma Tributária, que está sendo debatida no Senado Federal nesse momento. Esse é o documento que define um novo formato de cobrança de impostos sobre produtos e serviços no Brasil.

Dentro desse documento, existe a possibilidade de inclusão de um cashback para as contas de energia elétrica. A proposta, que está sendo relatada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), sugere que parte dos tributos pagos pelas famílias de baixa renda em serviços essenciais sejam devolvidos.

Entrariam nessa lista de devoluções os serviços como:

  • energia;
  • telecomunicações;
  • água;
  • gás

O que é o cashback na Reforma Tributária?

De uma maneira resumida, pode-se afirmar que o cashback é um sistema conhecido por devolver parte do valor gasto ao consumidor. No caso específico da Reforma Tributária, ele foi adaptado para a devolução de tributos em contas de serviços básicos.

De acordo com o relatório apresentado, a devolução pode chegar a 100% dos tributos federais (CBS) e a 20% dos impostos estaduais e municipais (IBS), a depender do tipo do serviço.

Nem todas as famílias poderiam ser beneficiadas por esse cashback. A ideia do relator é beneficiar apenas as pessoas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, e que estejam oficialmente inscritas no Cadúnico do governo federal.

Avanço no Senado e próximos passos

O relatório que indica a criação desse cashback foi apresentado ainda na última segunda-feira (9) em votação no plenário do Senado. A expectativa geral é de que esse debate aconteça até a próxima quinta-feira (12). Ao menos foi isso que disse o presidente do congresso nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em caso de aprovação, o texto terá que retornar a Câmara de Deputados para uma análise final, o que poderia acontecer ainda nesse mês.

A Reforma Tributária foi promulgada ainda em dezembro do ano passado, e previa a unificação de cinco tributos em uma cobrança única até o ano de 2033. As mudanças aconteceriam, portanto, de forma escalonada.

Impacto para a população de baixa renda

Em caso de aprovação, é provável que o novo sistema de cashback tenha a capacidade de aliviar o orçamento das famílias mais vulneráveis, sobretudo em um cenário de alta nos custos de serviços básicos.

A depender do tamanho da devolução que será concedida aos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social, é possível afirmar que esses cidadãos poderiam ter um aumento do poder de compra.

“Os serviços de internet e telefonia são indispensáveis para a vida moderna e o desenvolvimento social. Por isso, foram incluídos na devolução”, destacou o relator Eduardo Braga em seu parecer.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis