Os números chocantes por trás do novo Datafolha envolvendo o Bolsa Família

Governo federal recebeu com surpresa os números divulgados pelo Instituto Datafolha sobre a opinião dos brasileiros em relação ao Bolsa Família
- Anúncio -

Um novo dado divulgado pelo instituto de Pesquisa Datafolha envolvendo o Bolsa Família caiu com uma bomba dentro do governo federal nesta semana. A pesquisa mediu a aprovação dos brasileiros em relação às medidas de austeridade fiscal.

Segundo o Datafolha, a maioria dos brasileiros apoia a adoção de um pente-fino nos principais benefícios sociais do país para evitar fraudes. O levantamento revela que 89% se declaram a favor dessas medidas.

Isso significa que a grande maioria dos brasileiros é favorável a ideia de aplicar um pente-fino para retirar fraudadores do grupo de beneficiários de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Para 9% dos entrevistados, o governo federal estaria errando em aplicar esse pente-fino, 1% se declarou indiferente ao tema e outro 1% disse não saber responder.

A pesquisa ouviu a opinião de 2002 pessoas, e foi realizada em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Todos os questionários foram aplicados nos dias 12 e 13 de dezembro.

Essas datas são importantes, porque revelam que o levantamento foi feito já dentro de um contexto de corte de gastos apresentado pelo governo federal. Entre outros pontos, esse documento apresentado prevê o fortalecimento do sistema do pente-fino em programas sociais.

O Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Dados oficiais apontam que pouco mais de 20 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do benefício social.

Atualmente, para ter direito ao Bolsa Família é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.

Depois de entrar no Bolsa Família, o cidadão precisa atender a uma série de condicionantes, como manter as crianças nas escolas, por exemplo.

Na avaliação do governo federal, várias pessoas não estariam cumprindo essas regras básicas de permanência, e precisam ser retiradas do benefício social.

Pagamentos de dezembro

Neste mês de dezembro, os pagamentos do Bolsa Família foram oficialmente retomados na última terça-feira (10). Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 10 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 2: 11 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 3: 12 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis