Quando o Auxílio-gás nacional volta? Veja calendário de 2025
Usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional querem saber quando benefício será oficialmente retomado em 2025. Já existe previsão de dataO governo federal concluiu oficialmente nessa segunda-feira (23) os pagamentos de dezembro do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país atendeu pouco mais de 5 milhões de pessoas no decorrer das últimas semanas.
Agora, esses mais de 5 milhões de brasileiros querem saber quando o benefício será oficialmente retomado. Existe uma expectativa grande principalmente quando se sabe que o governo federal ensaiou uma série de mudanças no projeto que seriam válidos a partir de 2025.
Quando o benefício será retomado?
De acordo com o governo federal, a lógica é que o Auxílio-gás nacional siga sendo um projeto de caráter bimestral. Na prática, isso significa que o saldo será liberado sempre a cada dois meses.
Se essa lógica for mantida, e é provável que seja, o Auxílio-gás nacional voltará a realizar liberações apenas a partir de fevereiro de 2025. Não haverá, portanto, qualquer indicação de liberação para o próximo mês de janeiro.
Em 2025 , seguirá valendo a ideia de que o usuário vai precisar se basear no final do Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai receber o saldo em sua conta.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de fevereiro:
- 17/02 (final do NIS 1)
- 18/02 (final do NIS 2)
- 19/02 (final do NIS 3)
- 20/02 (final do NIS 4)
- 21/02 (final do NIS 5)
- 24/02 (final do NIS 6)
- 25/02 (final do NIS 7)
- 26/02 (final do NIS 8)
- 27/02 (final do NIS 9)
- 28/02 (final do NIS 0)
Quem poderá receber o Auxílio-gás
Até segunda ordem, o Auxílio-gás nacional seguirá realizando o pagamento para um grupo específico da população brasileira.
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional em 2025, será preciso:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS);
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e que estejam sob medidas protetivas da Justiça têm prioridade no processo da seleção para o Auxílio-gás nacional, desde que atendam os critérios citados acima.
Essa mesma prioridade também é garantida aos usuários do Bolsa Família. Desde que esse cidadão siga os critérios listados acima, ele terá mais chances de entrar no Auxílio-gás nacional.
Mesmo as pessoas que seguem todas as regras de entrada do Auxílio-gás nacional, não estão oficialmente garantidas no programa. É preciso esperar até que o governo federal selecione o seu nome, com base na disponibilidade orçamentária do mês vigente.